Franquias híbridas para empreender: conheça negócios que unem digital e presencial
De papelaria com entrega em até 2 horas e marketing digital a restaurante com serviço de delivery e franquia com atendimento semiautomático
O pós-pandemia não mudou apenas a forma de consumo dos clientes, como também a maneira que os empreendedores investem em seus negócios. Combinar produtos e serviços on-line com off-line se tornou o caminho para conseguir absorver os dois perfis de público existentes na atualidade: os que optam pela visita às lojas físicas e os que preferem a comodidade das compras digitais. Não à toa, a retomada do comércio presencial, o avanço da digitalização e outros canais de venda, como delivery, estão entre as principais justificativas da Associação Brasileira de Franchising (ABF) para a consolidação da recuperação e do crescimento do mercado de franquias brasileiro, em 2022.
Segundo o estudo recente da instituição, o faturamento das redes no país superou, pela primeira vez, os R$ 211 bilhões, passando de R$ 185,068 bilhões, em 2021, para R$ 211,488 bilhões em 2022, um crescimento nominal de 14,3% – índice superior aos 12% projetados pela ABF. No balanço de 2022, os 11 segmentos classificados pela Associação Brasileira de Franchising apresentaram crescimento em relação ao ano anterior. E a projeção para 2023 é ainda mais audaciosa, com um crescimento entre 9,5% e 12% de faturamento. Para quem pretende empreender ainda neste ano, a sugestão ainda é ir à procura de negócios híbridos, que garantem ganhos tanto nos produtos e serviços on-line como nos físicos. Conheça algumas opções de redes que oferecem esse formato:
PaperMall: digital + físico
Recém-lançada no sistema de franchising, a papelaria conta com o diferencial de oferecer, além dos três formatos de franquias, um planejamento e treinamento especializado em marketing digital. O objetivo da estratégia híbrida, é oferecer atendimento no balcão, mas também humanizado pelo WhatsApp e redes sociais, e aumentar a abrangência de divulgação do negócio e o raio de atendimento e venda da unidade. Modelo esse, inclusive, testado e aprovado durante a pandemia, e que fez a marca dobrar de tamanho e encontrar um negócio lucrativo neste setor.
Hoje, a novata no setor de franquias oferece dois modelos aos futuros investidores: a Virada de Bandeira, onde um dono de papelaria pode reestruturar o seu negócio com a licença de marca da PaperMall, juntamente com a aplicação das estratégias de marketing de vendas exclusivas da rede para captação de clientes. Já a segunda, se enquadra em um modelo mais tradicional de franquia, onde o empreendedor começa o negócio do zero vinculado à PaperMall. Nesse último formato, é possível escolher entre o formato de quiosque ou loja. O investimento inicial de um quiosque, gira a partir de R$ 117 mil, enquanto o de uma loja é de R$ 310 mil. Já a taxa de franquia é fixa para ambos os modelos, de R$ 35 mil. Já a previsão de retorno do investimento de um quiosque da PaperMall é de 15 meses, enquanto o de uma loja é de 29 meses.
American Cookies: delivery + loja física
Com mais de 50 lojas espalhadas por 10 estados brasileiros (DF, GO, SP, MG, PR, SC, BA, PE, PB e SE), sendo 20 apenas em Brasília, onde nasceu a marca. A American Cookies foi uma das pioneiras a levar o cookie americano para o delivery, em 2017. Em 2021, a rede teve o faturamento de R$ 3.8 milhões. Já em 2022, faturou R$ 10.7 milhões, representando um salto de 182% em relação ao ano anterior. A expectativa para 2023 é finalizar o ano com 15% de aumento em relação a 2022.
A American Cookies oferece mais de 20 sabores de cookies artesanais, feitos com ingredientes selecionados. Exemplo desse cuidado é a substituição da margarina pela manteiga de leite e a ausência de gordura vegetal, mudanças que garantem uma massa mais amanteigada, macia por dentro e crocante por fora. Outro diferencial da rede brasiliense é a generosidade nas suas porções, com cookies maiores dos que os disponíveis atualmente no mercado (1 unidade – entre 90g e 100g).
Açaí Puríssimo: franquia semiautomática
Fugindo do padrão delivery, pensando cada vez mais na expansão e em um atendimento mais ágil ao cliente, o Açaí Puríssimo, rede brasiliense especializada no preparo de cremes, shakes e congelados com a polpa do fruto amazônico, aposta em um novo modelo: a franquia semiautomática. Funciona assim: a nova operação possui, somente, um funcionário e um totem de autoatendimento. Com isso, o cliente terá mais agilidade no seu pedido, facilitando a gestão do negócio e reduzindo o custo fixo. O franqueado também ganha com isso, porque o formato requer um investimento menor, a partir de R$ 149 mil, e um custo operacional mensal reduzido, de até R$1.800. A previsão da rede de franquias brasiliense é que o novo formato chegue a faturar R$ 40 mil por mês. O modelo já foi testado em Brasília e ultrapassou a marca prevista, faturando R$ 117 mil em dois meses de operação.
Outra novidade do Açaí Puríssimo na franquia semiautomática é a mudança no projeto arquitetônico. Nas 12 lojas espalhadas em Brasília (406/407 Asa Norte, 310 Asa Norte, 103 Asa Sul, 113 Asa Sul, 103 Sudoeste, Águas Claras, Sobradinho, Noroeste, Taguatinga, Samambaia, Guará, Gama e Lago Norte CA 07 recém-inaugurada), as unidades estão mais clean e modernas, com cozinha integrada com atendimento, para facilitar o próprio funcionário nessa operação por conta própria. Esteticamente, a nova roupagem do Açaí Puríssimo possui um novo balcão em mdf em cor clara ripado com um expositor de vidro, cozinha com revestimento em metro white, pergolado em mdf, também na cor clara, cantos arredondados e novas iluminações nas unidades.
Raio X da franquia Papermall:
Modelo Virada de Bandeira:
Investimento Inicial: R$107 mil
Taxa de Franquia: R$ 35 mil
Previsão de Retorno: 15 meses
Projeção de receita mensal: R$100 mil
Taxa de Publicidade: 1%
Número de funcionários: 5
Royalties: 5%
Modelo Quiosque:
Investimento Inicial: R$117 mil
Taxa de Franquia: R$ 35 mil
Previsão de Retorno: 30 meses
Projeção de receita mensal: R$80 mil
Taxa de Publicidade: 1%
Número de funcionários: 4
Royalties: 5%
Modelo Loja:
Investimento Inicial: R$ 310 mil
Taxa de Franquia: R$ 35 mil
Previsão de Retorno: 29 meses
Projeção de receita mensal: R$120 mil
Taxa de Publicidade: 1%
Número de funcionários: 5
Royalties: 5%
Raio x da franquia American Cookies:
Investimento Inicial: Container: a partir de R$ 159 mil, Quiosque: a partir de R$ 179 mil / Loja: a partir de R$ 219 mil
Taxa de Franquia: Container: R$ 38.900, Quiosques: R$ 46.900 mil e Loja: R$ 59.200 mil
Previsão de Retorno: de 18 a 24 meses para todos os formatos
Projeção de receita mensal: Container: de R$ 50 mil a 100 mil, Quiosque: de R$ 50 mil a R$ 100 mil e Loja: de R$ 50 mil a R$ 150 mil.
Lucro Previsto: 15 a 20% em todos os formatos
Número de funcionários: Container: 3, Quiosque: 4 e Loja: 6
Royalties: 5% FPP: 2%
Contato para interessados: franquia@amcookies.com.br ou pelo WhatsApp: (61) 9 9279-0343.
Diretor de Expansão da marca: Andrielle Ramalho.
Raio x da franquia Açaí Puríssimo:
Investimento Inicial: 100 mil investimento
Taxa de Franquia: 50 mil de taxa de franquia
Previsão de Retorno: 24 meses
Projeção de receita mensal: Quiosque: Loja Física + Delivery: 40 mil
Número de funcionários: 2
Royalties: 5%