No mês de comemoração da Pequena, Média e Grande empresa, Luiz Fernando García aponta comportamentos que podem retardar e até impedir o sucesso de um negócio
Referência no mercado, psicanalista e um dos responsáveis pelo Empretec, Luiz Fernando Garcia é autor de 8 livros, sendo 4 best-sellers, e está por trás do sucesso de empreendedores e empresários que faturam milhões de reais por ano.
O Brasil é um dos países que mais se destaca no mundo quando o assunto é empreender. Segundo a Global Enterpreneurship Monitor, atualmente há cerca de 40 milhões de empreendedores no país e, dentro deste número, negócios que vêm crescendo e se consolidando cada vez mais no mercado. Embora, em linhas gerais, conectem a ação de empreender como a abertura de um negócio próprio, o conceito vai muito mais além e é aí que residem as tradicionais armadilhas que podem sabotar qualquer negócio.
Referência no mercado quando o tema diz respeito a resultados nos negócios, o psicólogo e psicanalista Luiz Fernando García usa toda sua expertise como administrador de empresas para diagnosticar e transformar o panorama de empresas, sejam elas pequenas, médias ou grandes corporações, com o objetivo de, através da conduta da equipe, virar a chave do empreendimento para o melhor desempenho.
Empreender está ligado com a posição e a conduta que o dono do negócio adota em determinadas situações e, dentro deste universo, García desenvolveu ferramentas que levaram pequenos empreendedores ao patamar de empresários de sucesso, bem como grandes corporações a manterem o equilíbrio e a solidez diante de um mercado cada vez mais competitivo, sem uma fórmula mágica, apenas entendendo como o empresário identifica os problemas e os transforma em oportunidades positivas para o sucesso da gestão.
Ao longo deste processo, Nando chama atenção para algumas condutas que podem sabotar o sucesso de uma empresa, entre elas estão: a falta de orientação para resultados, a dificuldade de lidar com as diferentes gerações, a falta de conhecimento da ciência da motivação e das fases que toda empresa passa e até mesmo a contratação incorreta, feita por identificação e não por competência.
Dentro do Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios, metodologia desenvolvida por ele e aplicada desde 2001, o psicanalista aponta o comportamento clássico do “nós contra eles”, como ponto de atenção e um sintoma natural de pequenas intrigas que podem ser extremamente prejudiciais para o sucesso de uma corporação.
O método, já atendeu mais de 2500 empresários, presidentes de empresas e diretores de empresas, de forma exclusiva, com resultados expressivos. Sob a tutela de Nando García estão nomes como Adriano Amaral (grupo Anexxa), Luciano Barbosa Neto (head de operação da Xiaomi no Brasil), Vinícius Rojo, fundador de marcas como Rojo Gastronomia e Mamma Filó, além de Edi Saraiva, empresária responsável pela Under e pela Gravataria Saraiva, que fatura milhões com a venda anual do produto.