AnaMid acelera expansão e busca aproximação com governo federal para fortalecer o mercado digital
Entidade busca definição da CNAE para empresas digitais, visando redução de custos tributários no setor e liberação de recursos para inovação
A velocidade de expansão do mercado e da indústria digital fez com que empresas e profissionais começassem a atuar sem uma formalização adequada do setor junto a órgãos federais. Esta é uma das principais preocupações e foco atual do trabalho da AnaMid, Associação Nacional do Mercado e da Indústria Digital.
Fundada em setembro de 2022, a associação reúne todo o ecossistema digital, incluindo agências, empresas, startups, plataformas, profissionais e estudantes de todo o País. Entre seus compromissos está o de trabalhar pela categorização correta de serviços digitais, obtendo uma CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) específica para o digital.
“Iniciamos nosso trabalho há quase um ano com o objetivo de reunir especialistas de empresas digitais para debater termas relevantes, fortalecer o setor e ampliar a geração de empregos de forma profissional”, diz Rodrigo Neves, presidente da AnaMid.
Segundo ele, a criação de uma CNAE específica para o ecossistema digital pode ter muitas vantagens, entre elas, mais facilidade de identificação e reconhecimento das empresas do setor. Isso será particularmente útil para políticas de governo, desenvolvimento de estratégias de mercado e outros fins analíticos.
“Além disso,facilitará o estabelecimento de incentivos fiscais específicos para empresas digitais, promovendo crescimento e inovação, e ampliará o acesso das empresas do setor a oportunidades de investimento e financiamento.
Nesta direção, o passo mais recente da instituição para estreitar as relações com o Governo Federal foi a visita, em 31 de maio, do vice-presidente da AnaMid, Silvio Soledade e do presidente da AnaMid-DF Eliel Allebrandt, à Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), onde foram convidados a participar dos grupos de trabalho sobre o mercado digital brasileiro.
O próximo passo será elaborar um quadro regulamentar completo para o setor, reafirmando o objetivo de fazer do digital um espaço de confiança e inovação para profissionais, empresas e a sociedade.
“A AnaMid está aberta e determinada a trabalhar por isso, participando de reuniões junto a representantes do governo, e também conduzindo estudos para conseguir esta adequação”, acrescenta Rodrigo Neves.
Pesquisa sobre o mercado digital
A pedido da SECOM, a AnaMid traçou em maio um panorama do potencial do Mercado e da Indústria Digital. Embora ainda não haja um padrão de levantamento de dados neste mercado, a associação divulgou uma pesquisa mostrando, entre outras tendências, que os gastos anuais com mídias digitais no País aumentaram 20,1% este ano, em comparação com o ano anterior, chegando a US$ 3.1 bilhões.
Confira outros dados do estudo:
- Existem 5,18 bilhões de pessoas com acesso à internet em todo o mundo. Isso corresponde a 64,4% da população mundial.
- No Brasil, a penetração da internet é ainda maior. Os números mostram uma proporção de 84,3% da população com acesso à internet.
- Total gasto com anúncios (online e offline): $12.04 bilhões (+24.1% ou +$2.3 bilhões);
- Gastos com anúncios digitais: $7.10 bilhões (+30.3% ou +$1.7 bilhões).
- Com um aumento de 30.3% em comparação com o ano passado, os anúncios digitais ocupam mais da metade do total de gastos com anúncios online e offline, mostrando que o mercado digital gera bons retornos se a estratégia certa for aplicada.
Na pesquisa, a AnaMid considerou dados de diversas fontes, entre elas a Receita Federal, o IBGE e Datareportal.
CNAEs usados atualmenteno digital
O estudo mostrou também as principais CNAEs usadas pelas empresas que atuam no mercado digital, a saber:
1. CNAE 6311-9/00 – Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet.
2. CNAE 6201-5/01 – Desenvolvimento de programas de computador sob encomenda.
3. CNAE 7311-4/00 – Agências de publicidade.
4. CNAE 7319-0/09 – Consultoria em publicidade.
5. CNAE 6201-5/00 – Consultoria em tecnologia da informação.
6. CNAE 6202-3/00 – Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis.
7. CNAE 7319-0/03 – Marketing Direto.
8. CNAE 6201-5/02 – Web design.
9. CNAE 7312-2/00 – Agenciamento de espaço para publicidade exceto em veículos de comunicação.
10.CNAE 6319-4/00 – Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet.
11.CNAE 6391-7/00 – Agências de notícias.