Entenda o que é a análise de dados e como ela se aplica no dia a dia
A análise de dados consiste em um aprofundamento dos dados da sua empresa para ser capaz de realizar uma transformação e ajudar nas tomadas de decisão. Com a pesquisa feita podemos comparar e agregar as informações fornecidas, para mapear oportunidades e desafios de forma mais assertiva e, com isso, planejarmos ações, de fato, efetivas.
Pode parecer algo distante, mas o uso da análise de dados é mais comum do que pensamos, temos como exemplo o estudo realizado no mês passado para indicar quantas pessoas haviam tomado a vacina AstraZeneca vencida. Para chegar naqueles números o Ministério da Saúde fez uma análise de dados.
Da mesma forma quando vemos uma matéria que indica o aumento ou diminuição de crimes de uma determinada região comparada a outra data. É feita novamente uma análise de dados para verificar os números e chegar às conclusões. Mas qual é o benefício de realizar uma análise pode trazer para sua empresa?
“Hoje em dia todos nós navegamos e convivemos com dados, eu, você, pessoas físicas e pessoas jurídicas também, que são as empresas. Conhecer esses dados é extremamente importante. Pensa em si mesmo, você por exemplo conhece o seu perfil de gasto do seu salário. Então tem lá seu salário mensal, qual é o seu perfil de gasto? Você gasta mais com o que? Com o custo fixo da moradia? Com lazer? E dentro de lazer, gasta mais no que? Com comida, com saída para bares? Ou seja, identificar o perfil para a partir do momento que o reconheço, eu consigo distribuir melhor o dinheiro e tomar decisões mais adequadas para aquilo que nós queremos. Isso vale para uma empresa, que possui vários dados e esses dados precisam ser analisados, organizados, orquestrados de forma que ela consiga entender como que está caminhando e a partir daí tomar decisões para onde ela quer ir. Isso é um dos grandes benefícios, entender qual o seu momento e se planejar para onde você quer ir de forma assertiva, a análise de dados te proporciona isso, além de auxiliar você a oferecer produtos e serviços de forma mais direcionada, para o público certo. Por exemplo, a Netflix trabalha muito com análise de dados, identificando o perfil das pessoas. Se o seu perfil na plataforma é de consumir mais conteúdos de ação, quando for lançado um filme de ação novo, ele vai te sugerir. Desta forma, você sempre consumirá entretenimento, de acordo com o seu gosto.A Netflix consegue garantir que, uma vez que você paga a plataforma, você sempre terá conteúdo de acordo com o seu gosto. Isso fideliza! Isso Vende! Isso gera lucro! Graças à análise de dados.” explica Claudio Bonel, Professor e Diretor de Operações da Dadoteca, consultoria em análise de dados.