Jornada de Psiquiatria reúne profissionais internacionais em shopping carioca

Realizada pela APERJ, evento contou com médicos, pesquisadores e levantou reflexões sobre o futuro

O Teatro Fashion Mall reuniu, no último final de semana, nomes importantes da psiquiatria nacional e internacional para a XXVI Jornada de Psiquiatria, organizada pela APERJ. Realizada nos dias 09 e 10 de agosto, no shopping carioca homônimo ao teatro, o encontro levantou reflexões importantes sobre o futuro da saúde mental.

Presidida pelo psiquiatra Marcos Gebara, a Associação Psiquiatra do Estado do Rio de Janeiro conseguiu trazer assuntos polêmicos, instigantes e momentos que, certamente, ficará na memória de quem esteve no local, como a apresentação do grupo de dança Ginga Tropical e seu número “Acquarius”, assim como os simpósios e mesas-redondas com foco em saúde mental.

“Este evento é uma oportunidade única de aprofundar conhecimentos e debater assuntos cruciais com alguns dos maiores especialistas da área”, diz Gebara.

Com o tema EPICE, um acróstico formado pelas palavras “Estilo de vida, Psicodélicos, Intervencionismo, Cannabis e Espiritualidade”, o objetivo do encontro foi promover uma discussão aberta e baseada em evidências sobre algumas das questões mais desafiadoras e controversas da psiquiatria contemporânea. Em francês, “épicé” significa “apimentado”, termo que refletiu com exatidão a natureza estimulante e desafiadora das discussões propostas.

O encontro também foi importante para o aprendizado pessoal de cada profissional que esteve presente: “Nós conseguimos ter a sorte de reunir expoentes da psiquiatria para falar dos assuntos que nós nos propusemos a falar. Então, as discussões, as conferências e as mesas foram super produtivas, super elogiadas. Uma curiosidade foi o fato de que os palestrantes ficaram para assistir os outros, o que mostra que os temas eram bem interessantes. Isso foi uma coisa muito positiva e isso tem gerado muitos comentários elogiosos. Eu estou muito feliz com o resultado, pois foi um evento de relevância científica e também serviu para um congraçamento entre os amigos”, afirma o presidente.

Entre os profissionais presentes, a Jornada contou com Alexander Moreira-Almeida, professor de psiquiatria e psiquiatra da Associação de Psiquiatria da América Latina, que foi responsável pelo painel “Cannabis em Psiquiatria: há evidências?”, e com José Alexandre Crippa, professor de psiquiatria, neurocientista e Chefe do Departamento de Neurociências do Comportamento da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, responsável pelo painel “Espiritualidade em Psiquiatria”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.