Empreendedorismo feminino cresce 36% no mundo e eventos internacionais impulsionam negócios
Suzana Groff, CEO da Gramado Premium, liderou em Dubai que combina networking, desenvolvimento pessoal e estratégia
O empreendedorismo feminino tem se consolidado como uma das principais forças econômicas no mundo. Segundo o Global Entrepreneurship Monitor (GEM), as mulheres já representam 36% dos empreendedores globais, e no Brasil, conforme dados do SEBRAE, cerca de 10 milhões de negócios são liderados por mulheres. No entanto, apesar do crescimento, os empreendedores ainda enfrentam desafios, como o acesso a investimentos e a ampliação de suas redes de contatos.
Pensando nisso, a integração em Dubai, realizada em fevereiro e idealizada por Suzana Groff, CEO da Gramado Premium, trouxe uma abordagem inovadora ao combinar networking estratégico, desenvolvimento pessoal e aprendizado sobre expansão internacional.
O evento também marcou o lançamento do livro “Caminhos para a Superação” , que gerou histórias de mulheres que venceram desafios no mundo dos negócios. “A experiência teve um diferencial muito especial, porque além das oportunidades de negócio e de networking, trouxemos uma visão de desenvolvimento pessoal. Nosso objetivo foi oferecer uma experiência transformadora, que ajudasse cada participante a expandir sua visão de futuro”, explica Suzana Groff.
O evento contou com um grupo selecionado de empreendedores, que participaram de dinâmicas, palestras e encontros com investidores locais. Além disso, eles tiveram a oportunidade de conhecer a Zona Franca do Emirado de Sharjah, onde foram apresentadas alternativas para expandir as exportações e abrir negócios internacionais com isenção total de impostos. “Um dos grandes desafios das mulheres empreendedoras é conquistar espaço no mercado global. Entender como os Emirados Árabes Unidos estruturam seu crescimento e atraem investimentos foi fundamental para ampliar as perspectivas dos participantes”, destaca Suzana.
Um dos pilares do sucesso para empreendedoras é a criação de redes de apoio e colaboração. De acordo com um estudo da McKinsey & Company, empresas lideradas por mulheres tendem a ter 25% mais chances de obter alta lucratividade quando contam com suporte de outras empreendedoras e acesso à mentoria especializada.
Durante a experiência, os participantes puderam trocar experiências, fortalecendo sua visão de negócios e criando soluções estratégicas. Além disso, visitaram pontos icônicos de Dubai, como a mesquita Sheikh Zayed, o Burj Khalifa e o Dubai Mall, para compreender a cultura empreendedora e a trajetória de superação dos Emirados. “A jornada empreendedora feminina é marcada por desafios, mas também por muitas conquistas. Nosso objetivo é mostrar que as mulheres podem e devem ocupar espaços estratégicos no mercado global, aproveitando todas as oportunidades que surgirem”, conclui Suzana Groff.
Dados mostram que as mulheres reinvestem até 90% de sua renda em suas famílias e comunidades, gerando impacto social significativo. Com o aumento do acesso a eventos internacionais e experiências como a experiência em Dubai, mais empreendedores têm a chance de expandir seus negócios e fortalecer sua presença no mercado global.