A trajetória da brasileira Suzy Oliveira, empreendedora de sucesso na área do turismo que vive em Portugal

Através da “Portugal com Sucesso”, ela realiza o sonho de milhares de brasileiros que também desejam ir para a Europa

O caminho para se chegar ao topo nem sempre é fácil, muitas vezes é preciso coragem e determinação. Assim foi a jornada de Suzy Oliveira, atualmente CEO da “Portugal com Sucesso”, uma empresa de passagens aéreas que auxilia brasileiros a viajarem para a Europa.

A empreendedora de 32 anos, perdeu seus pais ainda muito nova e foi criada pelos seus irmãos, na época jovens. Ela conta como tornou o sonho de empreender uma realidade e dá detalhes de como foi o caminho percorrido até aqui.

“Sempre fui uma menina dedicada e esforçada, terminando o ensino médio e, logo em seguida, conseguindo passar para a Universidade Federal da Paraíba no curso de Administração”, conta.

Nascida no interior da Paraíba, em Cajazeiras, a menina de ainda 18 anos conseguia dar seus primeiros passos em direção à vida independente, comprando seu primeiro imóvel, um carro e uma moto com o dinheiro que havia guardado da pensão que recebia de seus pais.

Ainda com 18 anos, conheceu seu atual marido, Marllon, com quem iniciou sua nova vida, se casando cedo e tendo seu primeiro filho aos 21 anos. Durante o casamento, o casal morou em diversos estados do Brasil, quando, após alguns anos, decidiram construir uma nova vida no Rio de Janeiro, cidade natal de Marllon.

“Cheguei ao Rio e consegui de imediato uma oportunidade muito bacana de trabalho no Hotel Urbano, site de viagens muito conceituado no mercado brasileiro, onde essa experiência me serviu como uma escola para a profissional que sou hoje na área do turismo”, conta a profissional, que pediu demissão após algum tempo, quando decidiu ser mãe pela segunda vez.

“Fui premiada três vezes sendo a melhor vendedora, recebi várias bonificações e, quando pedi a demissão, eles não quiseram aceitar. Precisei implorar ao meu gerente e me comunicar diretamente com o dono da empresa para que pudessem me demitir”, relembra a situação, com bom humor.

Suzy revela que foi imprescindível fazer parte da equipe do Hotel Urbano. Durante essa etapa, ela aprendeu como trabalhar com o seu atual público-alvo e como gerir seus negócios de forma eficiente. Mais tarde, ela colocaria isso em prática no seu atual negócio.

Grávida então do seu segundo filho, dessa vez uma menina, na época continuou trabalhando home office, vendendo alguns produtos, mas conta que interrompeu suas vendas após lesionar o joelho e ficar sem poder andar.  Ela relata ter sido um momento muito difícil, onde sua vida profissional e seu emocional estavam completamente abalados.

“Foi nesse maior momento de dificuldade que tive a ideia de morar em Portugal”, confidencia. “Eu tinha uma amiga que residia no país e resolvi mandar mensagem para tentar entender quais eram os caminhos e possibilidades de viver e trabalhar em Portugal legalmente.”

Além disso, no momento em que estava pesquisando e ainda planejando sua ida a Portugal, descobriu o contato do seu então atual sócio. “Estava me organizando e pensando em uma oportunidade de trabalho, quando decidi enviar um e-mail e tentar a sorte no turismo, já possuindo aquela vasta experiência do meu antigo trabalho”, relata. Ela continua: “Imediatamente ele me respondeu, me ligou para entender um pouco da minha história e me ofereceu uma vaga para vender passagens aéreas em parceria com a sua agência”, relembra, com entusiasmo. Trabalhando em casa, a profissional conseguiu atender mais de mil passageiros.

Percebendo também a dificuldade em custear as passagens para Portugal e todo o restante necessário para iniciar uma vida em outro lugar, decidiu vender o primeiro imóvel que havia comprado aos seus 18 anos.

Foi então que Suzy Oliveira deu início a mais um sonho seu: a construção de seu próprio empreendimento.

Na fase de preparação para o início de sua atual empresa, a “Portugal com Sucesso”, Suzy começou a estruturar suas redes sociais e divulgar seu trabalho: “Pensei em dividir um pouco da nossa rotina, nossas dificuldades e planejamento sobre a mudança, compartilhando no Instagram. Dessa forma, foram surgindo os primeiros clientes, onde consegui efetuar as primeiras vendas de passagens aéreas quando ainda estava no Brasil”, conta.

Em julho de 2019, Suzy e sua família finalmente desembarcaram em Portugal. A profissional revela que chegou ao país confiante, pois já tinha seu próprio trabalho, que lhe permitia ter a liberdade geográfica de poder executa-lo em qualquer lugar do mundo.

No ano seguinte, com sua empresa já consolidada, Suzy enfrentou um dos piores momentos de sua vida: a pandemia da Covid-19, onde o setor turístico foi totalmente afetado.

“Com os vôos impossibilitados de acontecer, precisei me adaptar à nova realidade do mercado para que eu pudesse vender”, conta Suzy, que, com toda a sua habilidade no turismo, jamais ficou um único mês sem vender uma passagem aérea, mesmo diante do Lockdown.

Suzy está há 4 anos morando legalmente em Portugal. Devido ao seu esforço e resiliência, ela conseguiu chegar ao patamar em que se encontra.

Atualmente, com uma grande equipe que cuida da parte do atendimento e da gestão social, ela também está empolgada com seu novo projeto: um treinamento para pessoas que possuem o mesmo sonho poderem conquistar o sucesso, seguindo seus passos e orientações. Neste projeto, ela lançará seu curso digital no dia 18 de abril, compartilhando seu conhecimento sobre como trabalhar online e conseguir uma alta lucratividade com a venda de passagens aéreas.

“Empreender é um caminho, de fato, arriscado e cheio de incertezas, mas com muito esforço e dedicação, dá muito certo”, finaliza a profissional.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.