Artista plástica brasileira Dhai Maus tem exposição permanente na Holanda

Depois de receber prêmio em Barcelona, obras da artista integram acervo do Espaço Cultural Ecomama, em Amsterdã

A arte tem o poder de transformar vidas e transmitir mensagens profundas. É o caso da trajetória inspiradora da artista plástica e poeta brasileira Dhai Maus, que tem emocionado e obtido reconhecimento internacional com suas obras. Depois de receber um importante prêmio em Barcelona, no dia 29 de março, a artista agora conquista mais um feito notável: uma exposição permanente na Holanda.

Dhai Maus foi convidada a expor suas obras e sua trajetória de vida no Espaço Cultural Ecomama, localizado em uma das ruas mais conhecidas de Amsterdã, capital holandesa. As obras da artista, produzidas entre 2020 e 2023, passarão a integrar o acervo permanente do espaço, permitindo que visitantes de todo o mundo possam conhecer seu trabalho original.

A exposição “Vida de Mulher” traz cinco obras em óleo e acrílico sobre tela, que refletem diferentes momentos e emoções da trajetória de Dhai Maus. Com um ambiente acolhedor, amplos espaços e uma cafeteria, o Espaço Cultural Ecomama proporciona uma experiência única aos visitantes, que podem apreciar a arte em um clima descontraído.

Doutora em psicologia, Dhai Maus enfrentou um grande desafio quando foi diagnosticada com Parkinson precoce aos 33 anos. Sua carreira acadêmica foi interrompida, e ela se viu diante de incertezas e medos. “Todas as minhas certezas ruíram. Só me identifiquei com o rótulo de inválida e com o desespero de não conseguir criar meu filho, que nessa época tinha 1 ano”, relata a artista.

Em busca de respostas, Dhai Maus viajou para a Índia e se aprofundou na astrologia védica. Mas foi na arte que ela encontrou uma forma de expressão e ressignificação. “Sempre adorei a arte de escrever, mas chegou um momento em que as palavras poderiam não aguentar mais. Foi quando encontrei a tinta. A tinta coloriu minha vida, mesmo carregando o fardo de uma doença degenerativa sem cura”, conta.

A partir desse encontro com a arte visual, Dhai Maus publicou cinco livros e realizou quatro exposições na Europa. Sua obra tem o poder de trazer à tona afetos presos no inconsciente coletivo, transformando as pessoas em seres mais livres.

Além do reconhecimento artístico, Dhai Maus viveu uma história de amor que parece saída de um filme. Ela reencontrou seu amor platônico da escola depois de 25 anos, Raoni de Oliveira, que também havia se tornado artista e produtor cultural. Hoje, eles são casados e grandes entusiastas dos projetos um do outro.

A história da Dhai Maus é a prova de que a arte tem o poder de transformar vidas. Sua exposição permanente em Amsterdã é mais um capítulo dessa trajetória inspiradora, que certamente emocionará o público.

Para acompanhar mais sobre o trabalho de Dhai Maus, siga a artista no Instagram @dhaimaus e fique por dentro de suas próximas exposições e projetos.