Beleza com propósito: como Joana Borghetti redefiniu o mercado estético
Founder traz trajetória profissional que integra ciência e inovação à beleza de seus clientes
Formada em Farmácia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul desde 2008, Joana sempre teve um espírito empreendedor, influenciado pela trajetória de seus pais, que também se aventuraram no mundo dos negócios, na área da construção civil. Sua história é um testemunho de como a determinação e a busca por um propósito podem transformar vidas, tanto a dela quanto a de seus clientes.
Desde sua graduação em farmácia, Joana percebeu que o mercado farmacêutico tradicional não oferecia as oportunidades que ela almejava, pois a jornada tradicional do profissional da área é direcionada a rotina do balcão da farmácia comum ou de manipulação. Assim, iniciou na área de farmácia hospitalar, onde expandiu sua visão sobre as possibilidades de mercado ainda não exploradas.
Com o desejo de empreender, decidiu investir em um MBA em gestão empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), onde adquiriu conhecimentos que a ajudaram a identificar nichos promissores, e identificou no público feminino um grande potencial. Com o nascimento de Lorenzo, seu filho, Borghetti explica que a maternidade trouxe à tona uma nova visão sobre si e o universo feminino, e visualizou ali uma oportunidade de negócio: atender a mães que enfrentam dificuldades em encontrar tempo e espaço para se dedicarem a si mesmas, seja por falta de tempo, com quem deixar suas crianças, ou falta de uma rede de apoio. Joana compreendeu a necessidade de criar um espaço multidisciplinar que atendesse às mães, permitindo que elas se cuidassem enquanto cuidavam de seus filhos.
Com essa visão, Joana fundou A Canguru em 2015, com um investimento inicial de aproximadamente R$ 150 mil. O negócio se propôs a ser um refúgio para mulheres que buscam equilíbrio entre suas responsabilidades e o autocuidado. O sucesso do empreendimento se deu pela criação de um ambiente acolhedor e multidisciplinar, onde as mães podiam deixar seus filhos sob a supervisão de profissionais enquanto realizavam atividades de embelezamento e autocuidado, como manicures, cortes de cabelo, atendimento psicológico e exercícios físicos, atendendo a uma demanda crescente e proporcionando um espaço seguro e confortável para que as mulheres se sentissem valorizadas.
Quando o Conselho Federal de Farmacia (CFF) trouxe a resolução 645, em meados de 2016, Joana iniciou seus estudos na área de estética para qualificar-se e atuar na área. Contudo, enfrentou desafios ao lidar com a percepção errônea de ostentação que muitas vezes permeia o setor.
Com uma formação técnica sólida, que inclui mestrado e experiência como docente em universidades, foi em uma aula sobre microagulhamento que um novo salto profissional aconteceu: suas alunas pediram um curso específico sobre o tema e, como na época Joana estudava sobre marketing digital, viu ali um oceano azul de oportunidades, e lançou seu curso online, não apenas às suas alunas, mas aberto a todos os interessados. O lançamento foi um sucesso: com apenas 400 reais investidos, Joana alcançou 350 alunos organicamente. A partir daí, aprofundou seus estudos para levar o negócio presencial e o digital lado a lado. Essa iniciativa não só diversificou sua oferta, mas também reforçou sua posição de compromisso em promover a estética como um caminho para o bem-estar e a saúde.
Após seu divórcio, Joana ressignificou a Canguru, e adaptou todo o espaço físico para seu novo empreendimento: a Smart Clinic, lançada em 2019. Uma clínica multidisciplinar, que inicialmente possuía profissionais realizando atendimento presencial no consultório, além de Borghetti.
Contudo, novos desafios vieram. Com a pandemia em março de 2022, Juliana precisou reforçar seu trabalho no ambiente online e presencialmente. Neste período, a empresária lembra que a dificuldade em equilibrar sua carreira e vida pessoal foi resolvida por meio de uma organização cuidadosa e do estabelecimento de pequenas metas semanais. Sua produtividade variou, mas honrou suas responsabilidades. Contou com sua rede de apoio, incluindo sua família e seu ex-marido, que é um pai presente, o que facilitou a gestão de suas obrigações como mãe.
Assim, Joana sentiu a necessidade da construção de uma equipe para atender as demandas da clínica, pois, ao delegar tarefas, conseguiria focar em suas atividades principais e manter um equilíbrio saudável entre sua vida profissional e pessoal.
Todos os esforços de Joana, tanto no ambiente digital quanto no presencial, foram bem-sucedidos. Hoje, seus negócios alcançam um faturamento médio mensal de R$200 mil. Ela considera que a transição para o setor da estética foi a melhor decisão que tomou, refletindo sua constante busca por aprendizado e crescimento. Para apoiar suas atividades, Joana conta com uma equipe que garante que os atendimentos não dependam apenas dos serviços presenciais que ela oferece.
Dados alguns fatos que ocorreram recentemente no setor da estética, Joana otimizou seus serviços e optou por reestruturar todos os seus cursos para serem certificados pelo MEC, a fim de diferenciá-los dos cursos livres comumente ofertados online a pessoas que não possuem ao menos a formação mínima para atuação no setor e expõe possíveis clientes a riscos desnecessários.
Sua história é um convite para que outras mulheres se inspirem a seguir seus próprios caminhos no empreendedorismo, mostrando que é possível conciliar carreira e vida pessoal de forma harmoniosa. Com um compromisso genuíno em transformar a vida de seus clientes, Joana se coloca à disposição para guiá-los em sua jornada de autocuidado e bem-estar, sempre com um olhar atento e acolhedor.