Caio Caldeiraro revela como funciona o tráfego pago

O especialista em marketing digital e empreendedor Caio Calderaro revela o mecanismo do tráfego pago na internet e dá dicas para maximizar os resultados.

Dar notoriedade para um produto, marca ou pessoa e competir por um melhor posicionamento nos resultados de busca da internet faz parte de toda estratégia de marketing bem elaborada. Contudo, segundo especialistas do ramo de publicidade e marketing, nem sempre é possível conseguir essa visibilidade sem investir em tráfego pago, que ajuda a acelerar esse processo e traz resultados.

Porém, segundo Caio Calderaro, especialista em marketing digital e autor dos cursos GPA DOMÍNIO ESTRATÉGICO, A JORNADA E HIPERFOCO10K, saber utilizar adequadamente o tráfego pago é fundamental obter resultados positivos. “Não basta simplesmente se lançar à sorte e fazer as coisas de qualquer maneira.Ter um bom planejamento, objetivos bem definidos e contar com uma empresa qualificada para maximizar suas estratégias de tráfego pago são fatores essenciais para que seu investimento tenha um retorno, não só rápido como satisfatório.”

Tráfego Pago

Caio Calderaro explica as bases do tráfego pago e como funciona uma campanha que utilize dessa ferramenta. “Quando um usuário faz uma pesquisa pelo Google, ele está buscando – indiretamente – dois tipos de resultado: orgânico e pago. O resultado orgânico (ou natural) por meio de suas métricas, faz uma varredura em seu banco de dados para retornar os melhores resultados possíveis. Já o tráfego pago, no caso do Google Ads, são aqueles anúncios que aparecem em alguns setores da página de resultados, que, embora sejam anúncios, condizem com os termos buscados. Por exemplo, se um usuário busca o termo “flores”, os anúncios que serão impressos na tela serão de e-commerce especializados em flores.”

Embora tanto os resultados orgânicos quanto os pagos sejam ativados em um mesmo processo, os meios pelos quais o Google e todos os demais mecanismos de busca estabelecem o ranqueamento são bem diferentes.”O que define o posicionamento dos anúncios são os leilões que ocorrem a cada busca feita. Nesses leilões são avaliados o índice de qualidade (relevância da palavra chave, autenticidade do conteúdo e sua utilização em outras pesquisas) assim como o valor de lance, dos quais a média resulta no Ad Rank. Resumindo, os anúncios com maiores pontuações de Ad Rank são aqueles que entram no grupo que aparecerá no resultado e, quanto maior o Ad Rank, melhor será o posicionamento.”

Consulte um especialista

Definir as palavras chave, que são o cerne de toda estratégia de marketing com tráfego pago no Google, pois é por meio delas que o usuário chega até seu anúncio on-line, é fundamental para uma campanha de tráfego pago de sucesso, mas não apenas isto. “Para ter uma ação efetiva de marketing com tráfego pago, você deve compreender, a fundo, o comportamento do seu público na internet — como ele costuma fazer buscas, quais palavras utiliza nessas pesquisas e o que prioriza em um anúncio patrocinado. Além disso, saber definir o CPC (custo por clique) ideal para o seu bolso também é importante. Se o seu orçamento está apertado, o melhor é definir um orçamento diário, para que você não ultrapasse os valores determinados pelo seu planejamento. Contudo, nada melhor do que contar com um profissional da área, um especialista, para definir as melhores estratégias e fazer investimentos certeiros”, conclui.