Como fazer para meu site ficar no topo do Google?

Quando uma pessoa tem um site, tudo o que ela mais quer é que ele apareça nas primeiras colocações do Google sempre que alguém pesquisar algo relacionado a ele. Se o seu site é um negócio, e ele é seu meio de sustento, é extremamente importante que as pessoas cheguem até ele facilmente pela internet.

O problema? Existem diversos outros sites por aí que querem a mesma coisa, e obviamente o topo do Google não tem espaço para todos. O que significa que vai chegar lá e se manter lá quem souber lidar melhor com a situação.

E com o passar dos anos as pessoas têm cada vez entendido mais sobre a plataforma, o que tem feito com que elas descubram coisas que podem ajudar elas nessa competição.

Existem algumas táticas para usar no seu site que vão ajudar o Google a entender que ele deveria estar no topo. E se você quer se manter na competição e se manter competitivo, você precisa aprender isso, por que quem garante que a concorrência não vai?

Então se alguém chegar para você e te perguntar se você sabe como fazer para o seu site ficar no topo do Google, e você não tiver resposta, esse é um sinal bem ruim para o seu negócio. Mas não se preocupe, estamos aqui justamente para ajudar.

Ninguém nasceu sabendo, e hoje vamos dar aqui algumas dicas que realmente podem ajudar você a deixar seu site mais em evidência. 

Palavras-chave são importantes

Vamos começar então usando um dos termos mais importantes quando o assunto é o posicionamento do seu site na internet. Será que você consegue pensar em palavras simples que definem sua empresa ou então seu produto, ou só o seu site em geral? 

O posicionamento do seu site sempre vai estar diretamente ligado a palavras e por isso é tão importante defini-las. É só ter em mente o que uma pessoa pode pesquisar para que ela caia no seu site. 

Portanto, o trabalho mais importante de começo é identificar quais são as palavras-chave que podem fazer as pessoas chegarem até você, e então trabalhar incansavelmente essas palavras no seu site. 

Conteúdo

As palavras-chave tem que estar em algum lugar, e esse lugar tem que ser um bom conteúdo. O Google, assim como toda plataforma que expõe conteúdo das pessoas, adora um bom conteúdo original, e por isso vai dar destaque para o que parecer mais original e bem feito.

Não é uma lógica muito diferente do YouTube, por exemplo, com a diferença de: ao invés de ficar brigando com o algoritmo igual acontece na plataforma de vídeos, no Google o certo é saber surfar.  

Se você tem uma loja, por exemplo, o seu site é focado em vendas, talvez seja uma boa ter uma coluna nele para falar sobre o seu serviço, sobre seus produtos, e criar conteúdo a partir disso, mostrando para o Google o quanto você pode ser relevante. 

Links externos

É tudo uma questão de harmonia na internet, nem todo mundo nela vai ser seu concorrente, e estar linkado a alguns sites inclusive vai fazer com que o Google entenda que seu conteúdo é relevante. 

Tão relevante que ele está em constante contato com outros sites que também são confiáveis. Por isso, colocar links externos é importante. Os links basicamente são os endereços de outro site que você sinta quando fala de algo relacionado a eles.

Como falar de alguma coisa complexa e linkar o que essa coisa é na Wikipedia, por exemplo. Esse é só um dos muitos exemplos de linkagem possível, existem várias maneiras de se fazer, e de sites para se escolher, tudo vai depender de como você preferir seguir. 

Olho na concorrência

E por fim, temos que falar que além de fazer o seu bem feito, você deve acertar onde os outros estão errando, e a melhor forma de se fazer isso é ficando de olho no que a concorrência tem feito.

Eles estão usando as mesmas palavras-chave que você? Existem algumas que eles estão deixando passar por desatenção? O que pode fazer com que a pessoa caia no seu site ao invés do site da pessoa mesmo vocês tendo o mesmo seguimento? São muitas perguntas, o que significa que existe muito espaço para você pesquisar e tentar estar sempre um passo à frente.  

E lembrando que a concorrência pode inclusive tentar usar o Google Ads, o que teoricamente daria uma vantagem, mas se você souber trabalhar o seu tráfego de forma orgânica, você vai conseguir compensar e ter um crescimento mais barato.

Em resumo, existem ainda mais formas de você fazer o seu site aparecer no topo do Google, e todos estão ligados a como você trabalha seu conteúdo, fazendo você crescer sem ter que fazer um grande investimento no Google Ads. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.