Como montar um escritório profissional em casa? Veja dicas

Para muitos, o advento do home office trouxe muitas verdades à tona que muitas vezes as pessoas não paravam para pensar. A pessoa que é dona de uma empresa percebeu que as pessoas podem ter produtividade trabalhando de casa, principalmente quando moram em lugares onde é difícil se locomover.

São Paulo é um bom exemplo. A maior metrópole do país não é bem uma referência em locomoção urbana, e as pessoas acabam perdendo muito tempo indo de casa para o trabalho, e depois de volta para casa.

Isso gera desperdício de tempo, dinheiro e desgaste mental, coisas que definitivamente vão impactar no rendimento dela. E quanto falamos sobre uma pessoa autônoma, também fica claro que às vezes alugar uma sala para criar o próprio escritório também não é uma ótima opção.

Você vai gastar com aluguel, as contas do escritório, se você estiver no começo você vai ter contas para pagar antes de ter cliente para poder receber. Então porque não começar também com um escritório em casa?

Isso é mais comum do que se pensa, principalmente se, por exemplo, você tem uma loja online e não precisa ficar recebendo pessoas. Dessa forma você pode ser mais maleável, e só separar um espaço da sua casa para isso.

Muitas pessoas nem ao menos sabem como fazer um bom escritório em casa, e existem alguns segredos para fazer com que ele seja o mais organizado e funcional possível, e hoje vamos ajudar com isso.

Hoje vamos nos reunir aqui para dizer como você pode montar um escritório profissional em casa, dessa forma ter mais profissionalismo no seu home office.

Separe um pedaço calmo da sua casa

O ideal é que você escolha um cômodo todo para chamar de escritório. Isso porque você pode deixar aquele lugar para a sua empresa ou para o seu trabalho, guardando coisas importantes sobre ele lá, e dedicando a decoração toda para isso também.

Basicamente, você vai ter um espaço que vai ser o seu trabalho. Sempre que você estiver dentro dele, você vai estar na empresa, e sempre que estiver fora dele, você só estará na sua casa.

Pode parecer bobo, mas esse tipo de separação das coisas faz muito bem para que você não confunda trabalho com lazer, para que você possa ter na sua mente as duas coisas bem separadas e possa ser mais eficiente quando estiver trabalhando. 

Tenha uma boa iluminação

Se você vai trabalhar em casa, você precisa ter certeza que a iluminação ali seja boa o suficiente para que você enxergue tudo perfeitamente. Ninguém merece trabalhar em um cômodo que mesmo com lâmpadas ainda fica escuro. 

E aí uma boa forma de economizar, é você montar a luz do cômodo de acordo com o seu horário de trabalho, por exemplo, se você é uma pessoa que vai trabalhar no seu escritório durante o horário comercial, você pode fazer um jeito de que ele seja todo iluminado pelo sol.

A luz natural do dia pode fazer com que você não precise gastar com muitas lâmpadas, sendo perfeito durante a manhã e à tarde. Mas se você vai trabalhar a noite, você vai precisar de luzes para iluminar o lugar todo.

E aí a dica são luzes frias, que não dão dores de cabeça por não sobrecarregarem seus olhos. Evite luzes amarelas ou coloridas, se mantenha no básico que você precisa para enxergar. 

Móveis adequados

Tudo sempre vai depender de como o que você trabalha e qual a função do seu escritório, mas dentro desse contexto você deve sempre ter móveis adequados para seu tipo de trabalho. O primeiro e mais óbvio de todos é a cadeira, já que independente de qualquer coisa você precisa ficar sentado na sua mesa o dia todo. 

Nesse caso, você precisa de uma cadeira que seja confortável e permita você sentar com uma boa postura no tempo em que precisar. Além disso, você também precisa de uma mesa de escritório.

A sua mesa pode tanto ter muitas gavetas caso você precise guardar muitos arquivos, ou ser mais basiquinha e ter apenas o espaço necessário para o seu computador, caso você use mais a nuvem. 

Além disso, armários para guardar coisas como seus copos personalizados, estantes, até suporte para colocar uma cafeteira ou filtro de água caso você não esteja muito afim de sair do escritório para beber alguma coisa. Essa parte vai mais do gosto de cada um.

Conforto visual

O seu escritório tem que ser um ambiente calmo, onde as paredes, os móveis, a decoração, tudo te acalma ao invés de te deixar ansioso. Você tem que pensar que ele é um lugar que você vai frequentar bastante.

Por conta disso, você precisa ter o cuidado para fazer com que ficar lá não seja sacrificante, e você pode fazer isso colocando plantas, quadros, posters, todas as coisas do seu próprio gosto.