Compliance Trabalhista: o equilíbrio entre proteger empresa e colaboradores
O Brasil é o país com maior número de processos trabalhistas do mundo. Saiba como a compliance trabalhista pode proteger sua empresa e os colaboradores
Segundo dados do Tribunal de Justiça do Trabalho, em 2022 o órgão recebeu aproximadamente 439.551 processos trabalhistas. Já para 2023, a estimativa é praticamente a mesma. Ações trabalhistas são uma das causas mais comuns que levam empresas à falência, isso por conta das indenizações e prejuízos.
Para se proteger, cada vez mais empresas têm aderido a programas de compliance trabalhista, uma prática do Direito Brasileiro que visa a redução dos riscos empresariais, garantindo que a empresa esteja em conformidade com as normas trabalhistas vigentes.
A proposta da compliance trabalhista não é apenas proteger a empresa, mas também promover um ambiente adequado para que os colaboradores estejam tão protegidos quanto o patrimônio da empresa.
A problemática das ações trabalhistas no Brasil
No contexto atual, é possível observar que as empresas estão se movimentando para oferecer condições melhores de trabalho, dada a importância do capital humano.
No entanto, independente do porte, as organizações enfrentam desafios com a quantidade de normas e a atualização constante.
“O empresário brasileiro está exposto a um número vasto de regulamentações que vão além do básico, como a LGPD, por exemplo. Com isso, nem sempre as empresas conseguem garantir que estão cumprindo a lei o tempo todo e ficam sujeitas a ter problemas trabalhistas complexos”, pontuou a Dra. Gisele Nicolosi, sócia da Nicolosi e Fogaça Assessoria Empresarial.
A solução é encontrar profissionais de Direito que atuem de maneira preventiva, protegendo a sua reputação, evitando multas e penalidades e melhorando o ambiente de trabalho.
“A compliance trabalhista é um investimento de longo prazo, por aumentar a eficiência operacional, proporcionar segurança para a empresa e seus colaboradores” destacou a Dra. Anna Fogaça.
Em um nível mais profundo, a organização dessas ações também desempenha um papel crucial na manutenção dos princípios da empresa, de sua cultura e de sua reputação junto ao mercado: “Com certeza é uma ação que demonstra confiabilidade, clareza em suas operações e compromisso”, explica Gisele Nicolosi.
Foto: Gisele Nicolosi (Divulgação)
“Como profissionais do Direito, temos a sensibilidade para equilibrar os interesses da empresa e dos funcionários, além de conhecimento das normas legais e suas mudanças constantes” acrescentou Anna.
Para saber mais sobre como proteger sua empresa de cair em irregularidades e manter os colaboradores protegidos, você pode acompanhar o trabalho da Nicolosi e Fogaça Assessoria Empresarial. A empresa atua no ramo há muitos anos e já ajuda mais de 100 empresas com compliance trabalhista e LGPD.