Custo zero: saiba como empreender em 2023 sem investimento
Especialista em marketplace, Alex Moro, oferece 5 dicas para abrir o próprio negócio digital sem capital ou estoque
Empreender não é uma tarefa fácil, mas abrir o próprio negócio se tornou um caminho necessário para milhões de brasileiros desempregados. Além disso, ainda há aqueles que sonham em se tornar o próprio chefe. Não à toa, segundo uma pesquisa recente da Creditas, em parceria com a Open Box, mesmo diante de um cenário econômico desafiador, o brasileiro está esperançoso em 2023: 54% fizeram o pedido de crédito para expandir o negócio, 41% para obter capital de giro, 31% para abrir o negócio e 7% para evitar a falência.
Mas se engana quem pensa que é preciso um investimento inicial alto para começar do zero. Segundo o especialista em marketplace Alex Moro, é possível empreender em 2023 sem capital ou estoque, com custo zero e apenas conhecimento e estratégia no segmento. Moro também está à frente da escola on-line Efeito Empreendedor, que já educou mais de 17 mil alunos diretos, além de ser Influencer Oficial e Consultor Certificado do Mercado Livre e parceiro da Magazine Luiza. Confira cinco dicas do especialista:
Escolha o produto certo para você:
“Se engana quem pensa que para começar a vender em marketplace é necessário um produto diferente, high-tech ou um grande estoque. O item ideal não é aquele que está todo mundo vendendo ou uma tendência do mercado, mas sim aquele em que o vendedor conseguiu testar na plataforma e entender sua demanda antes de investir em grandes estoques. Eu sempre recomendo aos meus alunos: comece por produtos que você tenha aptidão. Se você gosta de maquiagens, por exemplo, comece por aí”, orienta Alex Moro.
Para o especialista, a melhor parte de começar a empreender com marketplace é a possibilidade de começar um negócio digital sem tirar um real do seu bolso. Segundo Alex Moro, uma boa estratégia inicial é anunciar a venda de produtos usados. “Se você tem produtos na sua casa que estão a mais de 60 dias sem uso, este produto será muito mais útil para outra pessoa e ainda vai te gerar renda. Com base nessa estratégia, além de ajudar outra pessoa a adquirir aquele produto em condições mais acessíveis, o empreendedor ainda começa sua loja on-line sem investimento inicial e tendo já suas primeiras impressões de todo o processo de venda nesse segmento: venda na plataforma, possibilitando que a jornada de aprendizado seja mais intensa, sabendo onde clicar, como falar com o comprador, como imprimir a etiqueta de envio, como enviar para o Correio e todas as pequenas funções que vão se desenvolvimento e se aprimorando dia após dia, com a mão na massa”, comenta.
Faça pesquisa de mercado on-line e off-line:
“Com o segmento e o produto escolhido, chegou a hora de ver as demandas no canal de vendas. Como os concorrentes têm trabalhado esse produto? Como estão os anúncios deles? Existem algumas ferramentas que ajudam muito os empreendedores de marketplace a identificar a demanda de mercado e a analisar como eles estão performando. É o caso da Melibox – ferramenta de análises homologada pelo Mercado Livre, Mercado Livre Tendências, Google Trends e Nubmetrics. Com essas ferramentas, é possível fazer todo um estudo de mercado para analisar a performance do produto on-line”, orienta o especialista em marketplace.
Para Moro, após a pesquisa on-line e os testes sobre a performance do produto no e-commerce, o próximo passo é identificar se há o produto em uma loja física próxima, para ganhar velocidade na entrega. “Vá às lojas próximas à sua residência para verificar se tem o produto disponível. Assim, quando a compra na sua loja on-line for concluída, você sabe aonde ir com agilidade para que a entrega seja feita o quanto antes”, sugere Moro.
Contudo, o especialista alerta que a sugestão de empreender, inicialmente, sem estoque difere da prática “dropshipping” que virou febre nos marketplaces atuais. “O dropshipping ou remessa direta é uma técnica de gestão da cadeia logística na qual o revendedor não mantém os produtos em estoque, mas oferta e comercializa produtos que estão no estoque do fornecedor em qualquer lugar do mundo, seja de um fornecedor local ou até mesmo da China. O que ensino é que o empreendedor se torne é um Representante Comercial, que se baseia em adquirir um produto de um comerciante local após realizar a venda on-line do mesmo, ganhando agilidade e facilidade para enviá-lo para o cliente, fazendo o processo de embalagem e envio como se ele estivesse em um estoque próprio. Essa estratégia serve para os vendedores iniciantes testarem produtos em potencial para vender no seu canal de venda e para validar novos produtos que deseje vender e agregar no seu estoque posteriormente”, ressalta o especialista.
Crie anúncios atraentes no marketplace e faça testes de performance:
“No marketplace, um ponto crucial para gerar vendas é saber fazer um bom anúncio. Invista em palavras-chave relevantes nos títulos, fotos em alta resolução, descrição bem trabalhada, preencha todos os dados na ficha técnica e tudo o que for solicitado pelo marketplace. Vá criando iscas para diversos públicos e diversos benefícios e características do produto e analise o anúncio que melhor performa. Além disso, saber mexer com o algoritmo do canal de venda irá te beneficiar ainda mais. Eu desvendei mais de 30 características do algoritmo do Mercado Livre, por exemplo, que consiste em práticas estratégicas na plataforma que vão agregar cada vez mais no seu crescimento. Uma dica de mexer com o algoritmo por exemplo, é estreitar o seu vínculo com o marketplace e ser um excelente vendedor – não faça esqueminhas para vender enviando links do anúncio para amigos, por exemplo, você pode ser bloqueado pelo Algoritmo imediatamente – use cada vez mais os serviços disponibilizados pelo marketplace, faça kits de produtos, invista em vídeos e siga sempre às regras estipuladas pelo canal de venda. Ensina o especialista.”
Precifique abaixo do preço para alavancar as primeiras vendas:
Além da estratégia da criação do anúncio, outro ponto que o empreendedor iniciante deve estar atento é sobre a precificação. Ela vai ser indispensável para virar a chave das primeiras vendas. “Anuncie abaixo do preço de mercado, talvez até a preço de custo, apenas para validar essas primeiras vendas e conquistar a reputação necessária no marketplace. Ao realizar uma venda, vá até a loja mais próxima que possui o produto, compre, embale e envie para o cliente. Neste momento você não irá ganhar dinheiro, você irá separar o que chamamos de “verba de validação”, que é o dinheiro destinado a essas pequenas ações para encontrar o produto certo para vender no marketplace”, orienta Alex Moro, Influencer Oficial e Consultor Certificado Mercado Livre e parceiro da Magazine Luiza.
Reinvista o lucro:
“Aqui está o pulo do gato quando eu digo que não é necessário ter um investimento inicial para empreender no marketplace. As suas primeiras vendas foram feitas vendendo produtos usados on-line. Agora, com produto e público estabelecidos e os primeiros produtos usados vendidos, chegou a hora de você reinvestir o que ganhou nas primeiras vendas para comprar o seu primeiro mini estoque e fazer a sua loja on-line girar. Mas não cometa o erro de comprar muitos produtos, apenas o suficiente para mais algumas semanas, até que o volume de vendas se consolide e você possa dar saltos maiores”, ensina Alex Moro.
Sobre Alex Moro:
Alex Moro é um dos pioneiros na especialização de vendas por meio de marketplace no Brasil. À frente da 1ª escola on-line voltada para vendas nesse segmento, o santista já educou mais de 17 mil alunos diretos e mais de 500 mil pessoas por todo o país e hoje é considerado um dos especialistas mais renomados nesse mercado. Além de empreendedor na área, Moro também é Influencer Oficial e Consultor Certificado do Mercado Livre e parceiro da Magazine Luiza, principais canais de vendas do mercado de e-commerce do Brasil.