Dia Mundial da Água: marca ecológica evita a contaminação de 2,3 bilhões de litros de água
Com visão de impacto socioambiental 360º, positiv.a se destaca por avaliação total do ciclo produtivo
Criado pela ONU em 1993, o Dia Mundial da Água é comemorado no dia 22 de março e veio para reforçar a importância de defender a água doce e a gestão dos recursos hídricos. Apesar das empresas de consumo serem responsáveis por grande parte da poluição, cada vez mais marcas estão assumindo a responsabilidade de não só diminuir o impacto negativo, como promover impacto positivo no meio ambiente.
Com visão de impacto socioambiental 360º, a positiv.a, marca ecológica de produtos de limpeza e autocuidado, possui uma produção circular completa e já evitou a contaminação de 2,3 bilhões de litros de água. Além disso, foram 45,6 milhões de litros de água economizados com manufatura e produção industrial, 42,8 toneladas de plástico evitados de ir para o mar e 1,6 toneladas de redes de pesca transformadas em produto.
“Somos uma empresa de consumo de impacto positivo, isso significa que nos preocupamos com de onde vem e pra onde vai nossos produtos. Pensamos em cada resíduo que geramos e alternativas para reaproveitar as embalagens ou fazer o descarte correto. 97% dos nossos insumos são brasileiros, fomentamos produções locais, temos parceiros em todo o país e acompanhamos de perto o trabalho desenvolvido por eles”, conta Marcella Zambardino, Diretora de impacto e Cofundadora da positiv.a.
É estimado que existam cerca de 170 trilhões de partículas de plástico nos oceanos, um total de 2,3 milhões de toneladas de plásticos nos mares do mundo, segundo um estudo produzido pela 5 Gyres Institute, organização sem fins lucrativos que investiga as principais questões mundiais sobre a poluição plástica.
A empresa foi uma das primeiras marcas brasileiras a reciclar plásticos retirados do oceano, movimentos que somados fizeram ser reconhecida como uma das 10 startups mais conscientes pelo Movimento Capitalismo Consciente Brasil. Além disso, com acessórios de limpeza feitos de rede de pesca utilizada, a marca já reinseriu 1,6 toneladas de redes de pesca que foram transformadas em produto vendidos, e mais de 329 mil buchas vegetais vendidas, que evitaram buchas de plástico em aterros e oceanos após descarte.
Fundada em 2016, a marca é Certificada pelo Sistema B desde 2017, e já plantou 21 mil árvores, evitando o descarte de 128,3 toneladas em aterros, além de ter gerado mais de R$2,5MM de renda para pequenos produtores.