Grupo Cita possui maior time de especialistas em doenças raras e autoimunes
Clínicas de São Paulo e Salvador reúnem o maior corpo clínico do país com médicos dedicados 100% aos cuidados de doenças imunomediadas e pretende ampliar os atendimentos à pacientes que necessitam de tratamentos completos e especiais buscando novas parcerias com hospitais e convênios
Recentemente, São Paulo ganhou um centro especializado em doenças raras e autoimunes; o Grupo CITA (Centros Integrados de Terapia Assistida) é uma holding que reúne quatro clínicas: ÍBIS e Novaclin, em Salvador, e as EV CITI e Quiron Reumatologia, em São Paulo, que juntas possuem o maior corpo clínico especializado em doenças imunomediadas do Brasil.
A história do Grupo começou quando, em 2021, um grupo de especialistas em reumatologia e outras áreas médicas realizaram a fusão da clínica IBIS em Salvador (BA) e da Clínica EVCITI em São Paulo (SP) dando origem ao Grupo CITA. A fusão foi tão benéfica que em 2022, a holding optou por mais uma expansão e investiu também na Novaclin (BA) e na Quíron Reumatologia (SP).
Segundo a Dra. Emanuela Pimenta, CEO do Grupo, a holding já é o maior time especializado com uma equipe formada por 79 médicos e, tornou-se referência nacional em dermatologia, reumatologia adulto e pediátrica, gastroenterologia, neurologia, alergologia, vacinas e tratamentos infusionais não oncológicos, realizando cerca de 3.400 atendimentos por mês. De acordo com a CEO, o grupo tem como objetivo agregar novos médicos.
Segundo a Dra. Emanuela Pimenta, CEO do Grupo, a holding já é o maior time especializado com uma equipe formada por 79 médicos e, tornou-se referência nacional em dermatologia, reumatologia adulto e pediátrica, gastroenterologia, neurologia, alergologia, vacinas e tratamentos infusionais não oncológicos, realizando cerca de 3.400 atendimentos por mês. De acordo com a CEO, o grupo tem como objetivo agregar novos médicos renomados em cada região que atua, além de se tornar referência no cenário internacional, devido à qualidade prestada.
A sede das clínicas EVCITI e Quiron estão localizadas no mesmo endereço em São Paulo, lideradas pelos diretores Dra Emanuela Pimenta, Dra Carla Gonçalves Schahin Saad, Dr Julio Cesar Bertacini de Moraes, além de prestarem serviço em mais quatro hospitais de referência na cidade, com a coordenação médica do Dr Fernando Henrique Carlos de Souza. Composta por mais de 30 médicos renomados e professores de importantes instituições de medicina, a equipe se dedica na qualidade e no atendimento personalizado e humanizado.
As metas do Grupo CITA para os próximos meses são: avançar nas estratégias de ampliação e fomento de novas parcerias com hospitais e convênios médicos, especialmente na capital paulista, para que seus serviços e tratamentos sejam oferecidos para mais pacientes que necessitam de cuidados especiais.
Segundo a Dra Carla Gonçalves Schahin Saad, diretora da Unidade de São Paulo EVCITI/Quiron, “Os principais objetivos são manter o crescimento dos atendimentos de consultas de especialidades relacionadas ao tratamento de doenças imunomediadas, assim como dos atendimentos de terapia assistida. Nesta linha, a unidade de São Paulo tem experimentado um crescimento acima de 90% em relação ao mesmo período de 2022”
Doenças raras e tratamentos exclusivos
Em um grupo com mais de 80 tipos de doenças imunomediadas, cujo sistema imunológico passa a atacar o próprio corpo, as articulações e outros órgãos, estima-se que afetem cerca de 5% a 8% da população mundial. Considerando cada uma especificamente, a frequência de ocorrência desses casos é bem menor, variando de 0,01% a 1%, o que levou o Ministério da Saúde a classificá-las como raras. Por possuírem sintomas similares a outros tipos de doenças, o diagnóstico pode se tornar um desafio até mesmo para os médicos mais especializados.
Entre as muitas doenças tidas como raras, está o fenômeno de Raynaud, causado por uma alteração na circulação sanguínea, atingindo apenas 3% a 5% da população mundial. Os sintomas da doença são a sensação térmica fria nas extremidades dos dedos, formigamento e a coloração das mãos e pés fica mais clara ou arroxeada.
Para a avaliação do Fenômeno de Raynaud é necessário a realização do exame de Capilaroscopia Periungueal, que avalia pequenos vasos da cutícula em um microscópio para determinar a quantidade e o formato dos vasos que verifica se estão normais. São raros os locais em São Paulo que realizam esse exame e a Quíron Reumatologia, do Grupo CITA o realiza semanalmente.
Diferencial e Qualidade
A qualidade do Grupo Cita é reconhecida em todo o território nacional. Em Salvador, a clínica IBIS foi o primeiro serviço ambulatorial de Imunoterapia não oncológico do Brasil a conquistar o selo de Excelência ONA Nível 3 e Acreditação Internacional – Qmentum. Além disso, a clínica recebeu também o Selo da Diversidade Étnico-Racial em 2022, concedido pela Prefeitura, que visa reconhecer as ações de promoção da equidade racial nas políticas de gestão de pessoas e marketing das organizações.
e a paulistana EV CITI não ficam para trás.
A também soteropolitana Novaclin em 2022 recebeu o selo ONA PLENO por oferecer aos pacientes um atendimento seguro e confiável. E a paulistana EV CITI que já tinha o ONA PLENO NÍVEL 2 passou a ter, em 2023, o selo ONA nível 3. A holding busca sempre dispor de médicos especializados em alta complexidade e cuidado com o paciente, trabalhando dentro das normas rígidas de segurança e qualidade, buscando o aperfeiçoamento e a melhoria dos serviços.
“Tenho muito orgulho de, em Salvador, conduzir as clínicas IBIS e Novaclin, pioneiras em terapia infusional não-oncológica e integrá-las com as Clínica EV CITI e Quíron, em São Paulo, e serviço em mais 3 hospitais de referência na cidade. Trabalhamos muito para que estejam todas dentro de um padrão de qualidade único”, diz Dra. Emanuela Pimenta.
Optando sempre por aliar experiência, dedicação e respeito, o Grupo CITA desenvolveu em todas as suas clínicas o Centro de Infusão, local onde os portadores de doenças autoimunes podem realizar a Terapia Infusional – aplicação de medicamentos por via endovenosa ou subcutânea – de maneira mais confortável e assistida durante todo o período da infusão, além de proporcionar ao paciente o retorno para casa após o procedimento, sem necessidade de internamento. No entanto, este tratamento não é permitido para todos os pacientes.
“Nós prezamos muito pela segurança e cuidado de todos que atendemos, exigimos que haja sempre uma recomendação médica antes de iniciar os tratamentos. Os pacientes que usam nosso centro de infusão são portadores de doenças autoimunes, crônicas, e que necessitam dessa avaliação e desse acompanhamento especial,” explicou Dra. Emanuela.
Além do Centro de Infusões, a clínica ÍBIS oferece ao paciente a possibilidade de participar de pesquisas de pesquisa clínicas com novos medicamentos conduzidos pela indústria farmacêutica e pela ANVISA. “Dispomos de uma ficha, que pode ser preenchida pelo paciente, caso este possua interesse em realizar o teste que ocorre dentro do nosso Centro. Assim, se alguém se dispor a participar de uma pesquisa clínica com algum novo medicamento já em fase final, pode realizar em um ambiente seguro e confiável. Este é mais um compromisso do nosso grupo com a sociedade”, completou Dra. Emanuela.
Serviços
Grupo CITA em São Paulo
Av. 09 de Julho, 3755 – Jardim Paulista – São Paulo – SP
Telefone: (11) 94191-9911
https://www.quironreumatologia.com.br