Neurodivergentes e ambiente de trabalho: confira quatro dicas para ajudar na interação desses colaboradores

Neuropsicóloga da Specialisterne Brasil dá orientações para auxílio na convivência dentro do ambiente profissional

De acordo com o programa Neurodiversidade no Trabalho, da Universidade Stanford, entre 15% e 20% da população mundial é considerada neuroatípico e segundo o portal Autism Speaks 85% da população autista está desempregada. A falta de diversidade e inclusão no mercado de trabalho são dificuldades enfrentadas diariamente por colaboradores, empresas e gestores. A neuropsicóloga e coordenadora de projetos da Specialisterne Brasil, Aline Souza, separou algumas dicas para ajudar em interações no ambiente profissional que podem ser muito úteis para a comunidade neurodivergente e para a comunidade neurotípica.

Observação social

Observe os momentos de interação entre outras pessoas e faça suposições sobre quais comportamentos podem indicar que há (ou não) interesse por parte dos participantes naquela comunicação. “Se atente, também, aos temas que estão sendo discutidos, pois podem ser úteis para interagir com aquela pessoa em um contexto futuro”, comenta Aline.

Oportunidades

Busque momentos em que a pessoa que você gostaria de falar esteja livre e aborde um tema que seja de interesse para ambos. Enquanto esperam o início de uma reunião ou momentos de locomoção, como por exemplo a chegada à empresa ou a caminhada até o local de refeição, são boas oportunidades. “Dependendo do contexto que estiver disponível, o ideal é que se escolha um tema breve para que não seja necessário interromper o assunto”, explica a neuropsicóloga e coordenadora de projetos da Specialisterne Brasil.

Temas

Evite temas que sejam pessoais, a menos que você se sinta seguro de que aquela pessoa tenha esse nível de proximidade com você. “Falar sobre alguma experiência que lhe agradou e que pode ser de interesse para o outro ou pedir uma dica de onde comer próximo ao espaço de trabalho também podem funcionar”.

Troca de turno

Escolha temas que possibilitem uma resposta ampla, ao invés de ter respostas que sejam apenas sim ou não. “Dessa maneira o colega poderá dar respostas mais completas e que servirão de oportunidade para continuar a conversa em outro momento”, finaliza Aline.

Sobre a Specialisterne

A Specialisterne é uma organização social, fundada na Dinamarca em 2004, com presença em 25 países e projetos em 50 cidades. Este projeto contribuiu, no mundo, com a inclusão de mais de 10.000 pessoas com autismo no mercado de trabalho.

Atualmente, a Specialisterne Brasil conta com mais de 40 clientes e parceiros, como Itaú, SAP, Johnson & Johnson, Braskem, Bradesco, IBM, Salesforce, Accenture, Iguatemi, CCEE, BV, C6 Bank, B3, Takeda, Vivo, Oxiteno, Danone, Fleury, BTG Pactual, Grafeno, Nestlé, entre outros.