Por que se planejar financeiramente é tão importante para a sua empresa?
A importância do planejamento para o desempenho das organizações
Segundo uma pesquisa feita pela Leve, fintech de educação financeira, mais da metade dos brasileiros não sabem se organizar financeiramente. A pesquisa ouviu 3.450 pessoas de diversas regiões do país durante os meses de novembro e dezembro de 2021. De acordo com o estudo, 52% dos entrevistados não possuem ou não sabem como montar um planejamento financeiro para os próximos anos.
O planejamento financeiro tem um único intuito: a melhoria de resultados. Ele é a base da sua empresa, e é a ferramenta que garante melhor chance para que seus negócios deem certo. Essa etapa necessita de uma maior atenção, mas feita corretamente você consegue ter todo o controle sobre as movimentações do seu negócio.
“Quem se organiza consegue enxergar com clareza o fluxo do seu orçamento mês após mês. Com isso, você consegue entender se o que gasta hoje é compatível com a sua renda ou se está gastando mais do que ganha”, explica André Aragão, consultor financeiro.
O especialista em finanças afirma que essa é a forma mais responsável de você lidar com o seu dinheiro. “Planejamento e organização são essenciais nos dias de hoje, e mais ainda para quem deseja alcançar a independência financeira”.
A ausência de um controle financeiro pode te causar diversos danos, como: não conseguir administrar o capital de giro, por falta de controle e conhecimento do ciclo financeiro de cada operação; não conseguir calcular o preço de venda corretamente, devido ao fato de não ter conhecimento sobre os custos e despesas; perda da lucratividade e o endividamento da organização.
“A importância desse processo está vinculada ao sucesso que a empresa deseja alcançar, até mesmo os pequenos negócios precisam se planejar financeiramente”, finaliza André.