Quais são as diferenças entre licença e afastamento de um servidor público?

A carreira de servidor público pode ser gratificante, mas às vezes vem com alguns desafios, como a necessidade de solicitar o período de licença ou afastamento para resolver alguma questão pessoal. Enquanto ambos são considerados benefícios àqueles que trabalham no serviço público, existem algumas diferenças peculiares entre as duas. Ao entender as diferenças entre os dois, você pode determinar qual é mais adequado às necessidades e prioridades da sua carreira.

Se você já passou desta fase, certamente sabe da dificuldade de passar em um concurso público e o quanto um curso preparatório militar pode contribuir para a realização deste desejo.

Veja a seguir, mais detalhes sobre a licença e o afastamento de um servidor público:

O que é a licença?

Uma licença é um período de descanso ou saída temporária do seu emprego. É projetada para aumentar a produtividade dos servidores públicos, permitindo que eles incorporem hábitos saudáveis em sua rotina para ajudar a evitar o estresse – e para permitir que eles possam desfrutar de algumas férias ocasionalmente. Existem vários tipos de licença, como a licença remunerada, a licença não remunerada, a licença parental, a licença médica e a licença de emergência.

O que é o afastamento?

O afastamento é um benefício destinado a permitir ao servidor público obter alguma formação, treinamento, estudo de lazer, tratamento médico ou qualquer outro motivo que não seja trabalhar no cargo atual. Tal como acontece com a licença, existem diversos tipos de afastamento diferentes. Por exemplo, o afastamento remunerado, o afastamento não remunerado, o afastamento estudantil, o afastamento executivo, o afastamento com justa causa e o afastamento em caso de doença.

Diferenças entre licença e afastamento

Embora haja algumas semelhanças entre licença e afastamento, existem algumas principais diferenças que devem ser consideradas. A primeira diferença é que a licença é retribuída, enquanto o afastamento não é. Isso significa que, enquanto você recebe seu salário normal durante uma licença, com um afastamento, você não recebe nenhum pagamento.

Além disso, a licença é relacionada ao seu trabalho atual, enquanto o afastamento é projetado para auxiliar o servidor público em outras áreas. Por exemplo, enquanto durante a licença você está sempre autorizado a retornar ao seu emprego, o afastamento é projetado para ser um meio de ajudar o servidor público a buscar outras oportunidades, por isso é menos provável que o servidor público retorne ao seu antigo cargo.

É claro que existem diferentes tipos de licença e afastamento para servidores públicos, e é importante entendê-los antes de tomar alguma decisão. A licença é destinada a ajudar os servidores públicos a manter um bom equilíbrio saúde-trabalho, enquanto o afastamento oferece a oportunidade de experimentar outras coisas ou receber treinamento adicional.

Se você é servidor público, você tem direito a solicitar este benefício em algum momento da sua carreira. Analise com atenção e decida qual é a melhor opção para você. Lembre-se de que o seu bem-estar é o seu maior trunfo na carreira, então tome a decisão certa que melhor se adapte às suas necessidades, solucione todas as questões que necessitam atenção na sua vida e volte às suas funções quando tudo estiver resolvido.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.