Shareitt: app propõe uma nova forma de consumo
Aplicativo israelense chega ao Brasil e conquista usuários com nova proposta, gerando uma economia de mais de U$ 2 milhões
O Shareitt é um e-commerce e app onde os usuários podem oferecer itens novos ou de segunda mão. Lá é possível consumir sem gastar dinheiro, pois o marketplace funciona através de um programa de pontos de modo dinâmico e fácil.
Lançado em Israel há dois anos, ele já contabiliza mais de 70 mil usuários e já movimentou cerca de mais de U$ 2 milhões. Além do impacto financeiro, existe também o lado sustentável do Shareitt: mais de 300 mil itens que não estavam sendo usados receberam um novo destino. O Shareitt desenvolveu uma plataforma social P2P (Peer-to-peer, ponto a ponto) que permite aos usuários adquirir e trocar itens sem usar dinheiro real. O objetivo é incentivar os usuários a transformar a imensa quantidade de itens não utilizados em recursos. Com isso, evita-se o acúmulo e promove-se a reutilização inteligente dos itens.
Ativo no Brasil desde abril, o app vem sendo liderado pela CEO Brasil Fernanda Junqueira, e já conta com mais de 1.500 usuários cadastrados na plataforma e quase 2 mil transações em seis meses. Os sócios fundadores Arie Ben David e Michael Malul acompanham de perto o crescimento e já estão rodando um novo piloto na Suíça.
A funcionalidade é simples. Os usuários recebem pontos apenas por baixar o aplicativo e podem começar imediatamente a adquirir itens no marketplace. Outra forma de ganhar pontos — e mais assertiva — é incluindo produtos e passando-os adiante. Além disso, por ser uma plataforma de engajamento, os usuários ganham pontos participando ativamente no marketplace, seja indicando amigos, incluindo ou adquirindo produtos.
“No Shareitt não utilizamos dinheiro, nossa moeda são os pontos, e as pessoas transformam itens que não usam mais em ponto para adquirir produtos que façam mais sentido para elas hoje. Também temos um plano de recompensas com pontos para todas as ações que são feitas dentro do aplicativo, fazendo com que as pessoas possam adquirir itens, mesmo que não tenham nada para se desfazer. A partir do momento que incentivamos a troca entre os usuários, sem frete, criamos um senso de comunidade esquecido e voltamos a dar valor a itens que não tem um mercado próprio”, explica Fernanda Junqueira.
O app também tem responsabilidade social local e doa produtos não aprovados na curadoria para a Rede Abrigo, uma instituição que dá suporte a mais de 70 abrigos de crianças e adolescentes.
“O Shareitt é um aplicativo para todo tipo de produto.
Tudo que você não usa mais pode ser trocado em nossa plataforma. Antes de começarmos a operar, já existia uma expectativa de grande quantidade de itens de moda e, por este motivo, moda feminina e masculina possuem uma categoria só pra elas. Cerca de 55% dos produtos que são incluídos no aplicativo são itens de moda feminina. Na categoria infantil, dos 80% dos itens são itens de moda, deixando apenas 20% pra brinquedos, utensílios, etc. Os itens de moda hoje são os itens de maior tração no aplicativo. E o fantástico é que depois de você usar, se por ventura não quiser mais, é só colocar de volta no aplicativo. É fácil, prático e sustentável”, conta.
Mais sobre Fernanda Junqueira
Fernanda Junqueira montou seu escritório de consultoria depois de 12 anos à frente do atacado de grandes marcas cariocas. Após alguns cases de sucesso sua consultoria se transformou, organicamente, em coletivo de novas marcas, chegando a ter 120 marcas em quatro operações em shopping. Hoje, divide seu tempo entre a implantação do Shareitt no Brasil e Suíça, algumas consultorias e projetos sociais em comunidades do RJ.