Sua equipe está sobrecarregada?
Artigo dedicado aos profissionais da saúde – Por Camilla Martins
Tenho escutado muito nos últimos tempos, pessoas falando do quanto estão sobrecarregadas no ambiente do trabalho. Principalmente na área da saúde, em particular os profissionais da enfermagem.
Duplo vínculo, plantões noturnos, equipes escassas, profissionais doentes, não há como não falar sobre isso.
Da parte dos superiores, cobranças, que geram cobranças que geram ações nem sempre condizente com o que foi cobrado. Geração de estresse de hierarquia para hierarquias menores, até chegar na linha de frente, onde a ação deve ser realizada.
E o que fazer frente a este mar de solicitações? “Não estou dando conta”, “não vou fazer”. E não para por aí, equipe nova, treinamentos, supervisão.
São muitas as situações, como não adoecer? Como sobreviver?
Parece clichê, mas o principal é faça o que gosta. Tenha caráter. Respeite o próximo. Estude. Aprenda a prender todos os dias. Seja uma pessoa determinada. Pratique a constância. Seja resiliente. Seja persistente. Seja forte.
Isso é muito mais do que sair para o trabalho todos os dias. Esta é a vida, afinal passamos mais de dois terços da nossa vida trabalhando, seja para si próprio seja para o outro. É muito mais do que trabalho, é sobre viver. E por incrível que pareça viver com alegria. Porque está vida é única e breve. Viva bem.
O mundo precisa de pessoas assim.
Camilla Martins é Enfermeira, professora universitária, empresária, criadora do app MedicAção, escritora, treinadora comportamental. Já treinou diversas equipes em diversos seguimentos.