Sucesso com o Vacacast, Evelyn Regly fala sobre o crescimento dos podcasts e da oportunidade comercial por trás do programa
Sucesso a frente do Vacacast – que acontece todas às terças e quintas, a partir das 20h, no YouTube -, Evelyn Regly está rompendo a barreira da internet e entrando na área de negócios. No ar desde fevereiro, o programa já recebeu atrações como Maria Lina, Pocah, Jade Seba, Carol Borba, Marcela Wcgoman e Patrícia Ramos.
Embora esse formato não seja novo no Brasil, uma conjunção de fatores, que eclodiram sobretudo nos últimos dois anos durante a pandemia, fez com que os podcasts fossem ouvidos como nunca. Principalmente, porque também já está disponível nas plataformas de streaming, como Deezer e Spotify. Egressos de outros meios, como televisão, YouTube e rádio, novos podcasters têm surgido não só no entretenimento, mas também como meio de publicidade e propaganda.
“Assim como na televisão, os podcasts também agregam à marcas e produtos. No caso do Vacacast, cada episódio tem patrocinadores que eu me identifico e que meu público consome, como cosméticos, por exemplo. Sem contar que os podcasts tornam a tecnologia mais acessível, pois é possível consumir esse conteúdo em qualquer lugar, através do celular”, explica a youtuber.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, o Brasil tem mais de 230 milhões de smartphones em uso. Somado com computadores, notebooks e tablets, esse número de aparelhos digitais dispara para mais de 420 milhões.
A soma desses fatores faz o consumo de programas de áudio avançar a passos largos. Exemplo dessa explosão, a audiência de podcasts no Spotify brasileiro cresce 21% mensalmente, em média, desde janeiro de 2018. Também no Brasil, um relatório publicado pelo Deezer em outubro de 2019 mostrou que a forma de consumir conteúdo na plataforma cresceu 177% em um período de 12 meses.
Com essa roda girando cada vez mais rápido, anunciantes com maior sinergia com esse universo têm investido mais e tateado novos formatos, produtos e narrativas para engajar a audiência e atingir seus objetivos de marketing.
“Foram apenas dois anos apenas para consolidar o segmento de podcasts. As coisas estão muito mais velozes hoje em dia. O brasileiro produz muito conteúdo digital, além de ter bastante criatividade, principalmente comercial. Os anúncios passam a ser mais pessoais, individualizados e acabam acertando seu nicho específico, quando o anunciante aposta em um programa que é a cara da marca dele”, destaca Evelyn.
Por causa disso, empresas e agências de publicidade enxergaram no podcast uma oportunidade de investimento. Com ele, é possível engajar clientes, divulgar o trabalho realizado por um negócio ou marca e mostrar autoridade no assunto. Mais do que isso, faz com que o nicho de interessados se expanda e cresça cada vez mais.
“Existe a ilusão de que criar um podcast é algo muito fácil de ser feito. Afinal, todas as pessoas possuem uma câmera que grava no celular. Entretanto, criar um conteúdo profissional, que realmente seja capaz de captar a atenção do público, é um grande desafio. Produzimos o Vacacast da forma maia profissional possível, com vinhetas de abertura e encerramento, participação do público, comerciais, além de convidados que estão em alta nas mídias digitais”, finaliza Evelyn.