Revolução no Marketing: Como a Automação Otimiza o Tempo para Estratégias Inovadoras

Cada vez mais o tempo é um recurso escasso e valioso, e os profissionais de marketing enfrentam constantemente o desafio de equilibrar tarefas operacionais e estratégicas.

É quase um consenso unânime que a automação, especialmente quando impulsionada pela Inteligência Artificial (IA), é uma força transformadora no setor de marketing.

Nesta publicação mostro como a automação de tarefas de marketing, orientada por IA, não só economiza tempo valioso, mas também abre portas para um foco renovado naquilo que é mais importante: estratégias criativas e inovadoras.

Inspire-se com a perspectiva de transformar a função do marketing em sua carreira ou empresa, elevando a eficiência através da automação inteligente.

O que é automação de marketing?

A automação de tarefas de marketing refere-se ao uso de tecnologia para automatizar tarefas repetitivas e rotineiras. Quando impulsionada pela IA, essa automação vai além, não apenas executando tarefas, mas também aprendendo e otimizando processos com base em dados, tornando a rotina cada vez mais eficiente. Essa tecnologia engloba desde sistemas de gerenciamento de e-mail marketing até ferramentas de análise preditiva, todos projetados para aumentar a eficiência e a precisão.

Por que devemos usar automação no marketing?

A automação feita com IA é crucial no marketing moderno por várias razões. Primeiro, economiza tempo. Tarefas como segmentação de público, personalização de mensagens, revisão ortográfica de textos e agendamento de postagens nas redes sociais, que antes consumiam horas, agora podem ser realizadas rapidamente com automação. Em segundo lugar, melhora a precisão, minimizando erros humanos em análises e relatórios. Terceiro, fornece insights valiosos, utilizando machine learning (aprendizado de máquina) para analisar grandes volumes de dados e descobrir tendências e padrões ocultos.

Além disso, a inteligência artificial, de uma vez por todas, abriu as portas para a globalização de marcas, através de ferramentas de tradução capazes de pegar vídeos, podcasts e qualquer outro material e colocá-los em qualquer idioma, com a sua própria voz e gestos da boca sincronizados.

Até para aqueles com tempo escasso para produzir conteúdos em vídeo para Internet, podem utilizar sites que criam avatares virtuais, com seu próprio vídeo e áudio, e após adicionar o texto, seu avatar irá interpretá-lo, gerando um arquivo de vídeo pronto para ser compartilhado em websites, landing pages e plataformas de vídeos como o YouTube.

Como usar a automação de marketing com IA?

Implementar automação no marketing começa com a identificação das tarefas mais repetitivas ou demoradas. Vamos comparar os ganhos de tempo com o exemplo que citei anteriormente: um vídeo com 10 minutos de duração, com um profissional olhando para a câmera e transmitindo seu conteúdo, sem utilização de IA,  demoraria pelo menos 20 a 30 minutos para captar as imagens (sendo bem otimista). Já o processo de edição, com cortes e remoção de erros desse vídeo, demoraria pelo menos 1 hora, fazendo o processo de uma maneira simples, sem muitas elaborações. Estou falando de pelo menos 90 minutos para fazer 1 vídeo final de 10 minutos, sem contar com a parte do roteiro, que faz parte da pré-produção. Com a IA, utilizando ferramentas como o HeyGen, você precisará de apenas 5 minutos para inserir o texto com as falas e colocar o vídeo em processamento. Isso dá uma redução de 94% no tempo. Considerando um dia com 8 horas de trabalho, sem a IA, você conseguiria ter no máximo 5 vídeos finalizados. Com a IA, conseguiria gerar 96 vídeos diferentes. Para ambos os casos, eu considerei que já exista o roteiro e textos prontos.

Mas como fazer isso para outras tarefas, além do vídeo?

Ao identificar o tipo de tarefa, escolhe-se as ferramentas adequadas que possam assumir essas execuções. Um exemplo prático é o uso de chatbots para atendimento ao cliente, liberando a equipe para se concentrar em estratégias de engajamento mais profundas, ou até mesmo para atender aqueles clientes que já estão em um estágio mais avançado de negociação. Outro exemplo é o uso de ferramentas de análise preditiva para entender melhor o comportamento do consumidor, permitindo campanhas de marketing mais direcionadas e eficazes, fazendo com que os investimentos tenham resultados finais satisfatórios.

Tratamento de imagens, produção de textos, análise de relatórios, análise de mercado e concorrência, criação de calendário editorial, entre outras tarefas, podem ser feitas com a Inteligência Artificial, assim você pode utilizar seu tempo, conhecimento profissional e experiência para fazer eventuais correções e ajustes, e principalmente dar aquele toque humano personalizado (sim, a inteligência artificial não é perfeita).

Concluindo:

Se você é um profissional de marketing ou empresário de qualquer outro segmento e está buscando maximizar eficiência e inovação, não deixe de explorar as possibilidades da automação impulsionada pela IA. Considere como a automação pode liberar seu tempo para se concentrar em estratégias criativas para o seu negócio. Comece hoje a explorar as ferramentas disponíveis e profissionais qualificados, e veja como essa soma pode transformar suas operações de marketing.

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Luiz Diego é empresário há 15 anos, especialista em marketing digital e tecnologias de inovação, como a inteligência artificial, e já atendeu mais de 600 clientes no Brasil e no exterior.