Como montar uma lista de compras para sua empresa?
Muitos empreendedores não sabem, mas para montar uma lista de compras de materiais é preciso ter um bom controle de estoque. Isso porque uma boa gestão de estoque é o que irá dizer se a sua empresa precisa ou não comprar determinados materiais, o que é essencial para evitar desperdícios e compras desnecessárias.
Mas não é só isso que um bom empresário precisa considerar na hora de fazer a lista de compras para empresa. Também é preciso ter muita organização e pensar a respeito dos fornecedores que serão escolhidos na hora de fazer as compras. Afinal de contas, bons fornecedores são sinônimo de bons produtos e bons preços.
Isso é algo essencial que toda empresa precisa ter em mente, isso porque o mundo dos negócios está cada vez mais competitivo, e para poder sair na frente da concorrência é preciso oferecer não somente ótimos preços, mas também um produto que seja realmente de qualidade.
Quem está no mundo dos negócios já há algum tempo já deve ter percebido que os consumidores não levam mais em consideração somente os preços dos produtos que vão comprar, mas também a qualidade do que está sendo ofertado para eles e a experiência que terão ao adquirir determinado produto.
Ou seja, aquela história de que é preciso focar em oferecer apenas o mais barato já não procede. É preciso pensar no todo e ofertar ao seu público alvo tudo o que realmente interessa para ele agora, afinal de contas, se o seu produto proporcionar algo único para o consumidor, o preço já não importará tanto assim.
Para que seja possível fazer tudo isso, é essencial que você tenha ótimos fornecedores, pois somente eles podem te vender ótimos materiais. Mas, para que você consiga fazer tudo isso de forma organizada, antes de mais nada, você deve fazer uma lista de compras bem elaborada.
E é exatamente isso que vamos te ensinar no decorrer deste artigo. Aqui você irá aprender 4 passos que deve seguir para que consiga fazer uma boa lista de compras para a sua empresa. Então continue lendo até o final e confira tudo que precisa saber sobre este assunto.
Planeje corretamente a lista de materiais
A primeira coisa que você precisa fazer para criar uma boa lista de compras para a sua empresa, é planejar corretamente a lista de materiais que precisa comprar. Essa lista vai evitar gastos desnecessários e também vai evitar a perda de produtos, como também é essencial para encontrar os melhores fornecedores de cada produto.
O responsável por isso deve ser o seu gestor de compras, que deve estar devidamente alinhado com o gestor do seu estoque, para que nenhum produto seja esquecido, e para que nenhum seja comprado em excesso.
Confira o estoque da sua empresa
A conferência de estoque deve ser realizada pelo gestor do seu estoque. Isso significa que ele precisa fazer a contagem de todos os materiais que estão no estoque, mas, é preciso definir uma estratégia para que ele faça isso de maneira eficiente.
A melhor forma é definir um tempo específico e ver quantos materiais de cada tipo foram gastos neste período que foi determinado, como por exemplo, 6 meses, 3 meses ou o tempo que for melhor para a sua empresa. Ou então, fazer isso de acordo com cada produto.
Os produtos de uso diário ou semanal devem ser contabilizados diariamente, já os demais você pode tranquilamente propor uma estratégia de contabilização mensal. Tudo vai depender do tipo de negócio que você tem e da demanda de cada tipo de material.
Fazer isso também vai ajudar a definir qual é o prazo de validade e duração de cada material, o que ajuda a evitar desperdícios. Pois dessa forma, é possível utilizar primeiro os produtos que estão com data de vencimento próxima, e deixar os demais para depois.
Organizar tudo em uma planilha pode ajudar
Depois de fazer toda a contabilização dos produtos do seu estoque, chegou a hora de organizar tudo isso em uma planilha bem organizada. Você pode fazer essa planilha no Excel, na planilha do Google ou com a ajuda de um software que faça isso de forma automática e otimizada.
Quem deve ter controle sobre essa planilha são os gestores de compra e de estoque, já que eles são os responsáveis por tomar conta de toda essa parte do seu negócio.
Nela, devem constar informações sobre todos os materiais utilizados em todas as áreas da empresa, indo desde os materiais utilizados na produção, até os materiais que são utilizados na limpeza do local.
Tenha uma lista de bons fornecedores
Por último, mas não menos importante, você precisa fazer o que já mencionamos brevemente lá em cima: uma lista de bons fornecedores que não te ofereçam somente materiais que sejam mais em conta, mas que sejam de qualidade para que você possa oferecer apenas o melhor para seus consumidores.