Cortejo cênico-musical com pastorinhas na programação de fim de ano do CCBB Educativo Rio

Está chegando o final do ano e o CCBB Educativo – Lugares de Culturas preparou uma programação especial com duas atividades entre 13 e 18 de dezembro para a época. Uma delas é um cortejo cênico-musical que alegrará o ambiente com apresentações das tradicionais Pastorinhas. A outra – Entrelaces – valoriza a tradição milenar do bordado, que serve como ponto de partida para que histórias e memórias possam guiar desenhos sobre o tecido. As atividades, para todos os públicos, são gratuitas e acontecem no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (Rua Primeiro de Março, 66).

As Pastorinhas fazem parte das tradições culturais populares do Natal. São formados por crianças e jovens que representam os personagens dos presépios (anjo, estrela, pastoras e pastores, florista, cigana, José e Maria). Em alguns lugares do país, as Pastorinhas visitam as casas onde estão montados presépios e prestam homenagens. As visitas ocorrem até o Dia de Reis, em 6 de janeiro. Os cortejos ocorrerão duas vezes ao dia, de 13 a 18 de dezembro, às 11h e 15h, caminhando pelo prédio do CCBB. O Entrelaces no mesmo período, das 11h às 17h, em um Laboratório de Artes montado do térreo.

Na programação regular, seguem as atividades relacionadas à exposição “Tesouros Ancestrais do Peru”. Entre elas, a Escavação enigmática. Todos os dias da semana (exceto às terças, quando o CCBB Rio não abre) a busca ocorre em caixas de areia, onde estão enterradas palavras e imagens que, ao serem encontradas e reunidas, compõem uma mensagem a ser decifrada. São pistas encobertas pelo tempo e que podem ser reveladas pelos pequenos arqueólogos numa exploração sobre os Tesouros Ancestrais do Peru.

Livro Vivo, aos sábados, domingos e feriados, às 15h. Nela o público é convidado a ler uma imagem. Por meio de livros de tecidos peruanos, confeccionados pela Manos Que Cuentan, são apresentadas histórias da cultura peruana a partir de texturas e cores.

Já a Visita Teatralizada é uma atividade que interage com o público, convidado a passear e conhecer as instalações do prédio inaugurado no centro da cidade em 1906, como sede da Associação Comercial do Rio de Janeiro, em que hoje está instalado o CCBB RJ. Os atores se apresentam vestidos com figurinos de época para contar a história. Os detalhes artísticos e arquitetônicos da construção são apresentados aos visitantes, que percorrerão o prédio adquirido pelo Banco do Brasil para ser sua sede na década de 1920. Em 1960 o edifício passou a ser a Agência Centro e, posteriormente, a Agência Primeiro de Março. A visita conta com intérprete de Libras e ocorre todas as sextas, às 13h.

Outra atividade é a Hora do Conto – Patrimônio Histórias de Memórias, em que histórias da cultura popular e da literatura universal são apresentadas por educadores, por vezes acompanhados de instrumentos musicais e bonecos. A proposta é viver experiências a partir da ficção, já que as histórias são capazes de nos levar para lugares distantes, para conhecer outras culturas e visões de mundo. Ocorrerá nos dias 2 e 16, sábados, às 13 horas.

Apresentar o passado por meio da arquitetura e histórias do prédio do CCBB Rio é a proposta da atividade Patrimônio: Caminhos da Memória, às segundas e sextas, às 12h e quartas e quintas, às 12h e 18h. Enquanto a Pequenos Exploradores, sábados, às 11h, mostra a história do CCBB às famílias de um modo diferente, com uma viagem que começa no quinto andar, onde os participantes buscam na biblioteca uma pista que permite acessarem orientações para outras etapas sucessivas. São bilhetes, baús e mapas, numa verdadeira caça aos segredos da história.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.