Instituto do Peso Inaugura nova unidade em São Paulo

A busca por um corpo perfeito sempre foi o grande desejo do brasileiro, e constantemente aparecem na mídia opções de cintas, remédios para secar a barriga e dietas “milagrosas”.

Com os avanços tecnológicos e a facilidade de se disseminar notícias nas redes sociais, inúmeros perfis e coaches de emagrecimento começaram a indicar dietas, treinos e pílulas sem embasamento científico, transformando o sonho de um corpo perfeito em pesadelo.

Conversamos com a Dra. Nathalia Danelli, idealizadora do Instituto do Peso, que está inaugurando sua segunda unidade em São Paulo, para esclarecer dúvidas sobre emagrecimento saudável e os tratamentos utilizados em seu Instituto.

Diário do Negócio – Você sente que atualmente a busca por emagrecimento tem mais motivações estéticas ou por saúde?

Dra. Nathalia Danelli – A busca estética ainda é grande, mas hoje as pessoas estão muito mais ligadas em ter saúde, e principalmente em envelhecer com qualidade de vida. O acesso à informação fez com que as pessoas buscassem formas alternativas de cuidar da saúde, e melhorar a alimentação e manter um peso saudável faz parte desse processo.

Diário do Negócio – Segundo pesquisas o número de famílias obesas tem crescido no Brasil, o que vem contribuindo para esse crescimento?

Dra. Nathalia Danelli – Existem inúmeros fatores que contribuem para isso, mas acredito que o fator principal seja a vida estressante e agitada que a grande maioria das pessoas leva.

Hoje as pessoas trabalham muito e passam horas presas no trânsito. Com isso falta tempo para se alimentarem de maneira correta e a saída para a maioria delas é buscar opções de alimentação rápida, rica em gorduras saturadas, açúcar e sódio.

Com os avanços da tecnologia, as pessoas passaram a ser cada vez mais sedentárias, já que podem fazer tudo de sua própria casa.

Isso acaba se replicando também nas crianças, que deixaram de brincar na rua para ficarem trancadas em seus quartos, em seus videogames, computadores e celulares. Além disso, as crianças copiam o que os adultos fazem e se a alimentação dos pais não é saudável, então a alimentação deles também não será.

Diário do Negócio – Você acredita que a pandemia aumentou a compulsão alimentar de alguns brasileiros?

Dra. Nathalia Danelli – Muito! As pessoas estão mais ansiosas e preocupadas do que o comum e o fato de passarem a maior parte do tempo dentro de casa tendo fácil acesso à comida despertou inúmeros casos de compulsão alimentar.

Diário do Negócio – Como funciona o processo de emagrecimento no Instituto do Peso?

Dra. Nathalia Danelli – O Instituto do Peso tem como objetivo oferecer um tratamento individualizado e humanizado a todos aqueles que buscam emagrecer com saúde e melhorar sua composição corporal e qualidade de vida.

Para isso, contamos com uma equipe multidisciplinar formada por médicos nutrólogos e endocrinologistas, nutricionistas e técnicas de enfermagem. O paciente ao chegar na clínica realiza o exame de bioimpedância, que é um exame muito preciso e que avalia toda a sua composição corporal. Na sequência, ele passa em consulta com a nutricionista, que irá elaborar um plano alimentar individualizado e apropriado para suas necessidades de acordo com o resultado desse exame.

Por último, ele passa em atendimento médico, onde serão solicitados todos os exames necessários para avaliar a sua saúde, como níveis hormonais, vitaminas e minerais.

Para sua comodidade, esses exames também podem ser realizados na própria clínica, no mesmo dia da consulta.

Após alguns dias, o paciente retorna à clínica onde o médico avaliará os resultados de exames e irá propor um tratamento.

Assim, conseguimos ter uma abordagem integral da questão e não somente auxiliar no processo de emagrecimento, mas principalmente melhorar a saúde dessa pessoa.

Diário do Negócio – Vocês estão em contato com pacientes que muitas vezes sofrem gordofobia, como agem com essas questões psicológicas?

Dra. Nathalia Danelli – Todos os profissionais do Instituto passam por um treinamento para abordar essa e outras questões psicológicas, buscando atender de maneira humanizada e acolhedora.

Porém em alguns casos, o paciente encontra-se extremamente fragilizado, então fazemos o encaminhamento para que ele possa ser acompanhado também por um psicólogo e assim tenha uma abordagem mais ampla da questão, cuidando dessa questão como um todo.

Diário do Negócio – Existem diversos remédios e dietas milagrosas nas redes sociais, como vocês lidam com esse tipo de material?

Dra. Nathalia Danelli – O Instituto do Peso tem o compromisso de auxiliar seus pacientes a emagrecerem de forma saudável e duradoura, baseando seu tratamento em estratégias nutricionais e medicações que sejam de fato efetivas e com comprovação científica.

Dietas e remédios milagrosos podem até auxiliar em um primeiro momento que o paciente perca peso, mas esse resultado dificilmente será mantido por muito tempo. É importante lembrar que essas dietas “milagrosas” podem colocar em risco a saúde dos pacientes, pois muitas vezes acabam sendo dietas extremamente restritivas e que podem desencadear quadros de carências nutricionais e compulsão alimentar.

O uso indiscriminado de medicamentos também é muito perigoso, já que todas as medicações possuem efeitos colaterais e precisam de indicação, dosagem e tempo de uso corretos. Minha indicação é sempre que não se automediquem e procurem um médico antes de iniciar por conta própria um projeto de emagrecimento. Nós podemos te ajudar com isso também.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.