Locação de notebooks, smartphones e tablets reduz pelo menos 15% de custo para as empresas
A digitalização e os novos formatos de trabalho aumentaram em 35% a busca pelos serviços de tecnologia por assinatura em 2022
Uma pesquisa realizada pela Tec Mobile, empresa brasileira de locação de equipamentos de TI aponta que equipamentos novos, compactos, com alta performance e fáceis de transportar são os aparelhos mais locados pelas empresas que buscam no outsourcing de TI uma solução para redução de custos, otimização do time de TI interno e controle de produtividade da equipe.
A pesquisa identificou um aumento de 35% na busca pelos serviços de tecnologia por assinatura no último ano. Os dados de mercado reforçam a tendência, uma vez que, a consultoria Gartner estima que o segmento de outsourcing de TI chegue a faturar 3,2 bilhões de dólares em todo o mundo em 2023.
Além da redução de custos, a locação de equipamentos de TI traz outros benefícios como previsibilidade, garantia, mitigação de risco de taxa de juros, proteção de caixa, pagamento mensal ao invés de uma descapitalização garantindo liquidez, aumento de produtividade, otimização do time de TI interno, controle sobre as atividades e conteúdos acessados pelos usuários, distribuição logística do equipamento para colaboradores em trabalho remoto e em filiais e acesso a pacote de serviços e softwares premium.
Entre as empresas que mais procuram o serviço de locação de equipamentos, a pesquisa identificou que os segmentos de saúde, tecnologia e finanças são os que mais se destacam.
Para a Tec Mobile, a adesão acelerada do mercado brasileiro ao serviço de assinatura de equipamentos de tecnologia se explica pelos benefícios. “A empresa que contrata um serviço de tecnologia sob demanda e por assinatura tem pelo menos 15% de redução de custo em um ciclo de 36 a 60 meses”, explica Evandro Barros, co-fundador e diretor executivo da Tec Mobile. “Se a empresa estiver no regime tributário do lucro real, essa economia facilmente ultrapassa 40% por questões fiscais e contábeis”, complementa o empreendedor.