Holding Familiar: especialista Eduardo Campadeli explica como proteger o patrimônio da família

O planejamento sucessório é essencial para evitar conflitos e garantir a harmonia familiar

A sucessão familiar é um momento delicado que pode ocasionar conflitos caso o patrimônio não esteja devidamente organizado. Para evitar problemas, o planejamento sucessório é essencial. O advogado Eduardo Campadeli é especialista no tema e explica como a holding familiar pode ajudar a garantir a proteção do legado da família.

Campadeli conta que se dedicou ao estudo do instituto jurídico holding após observar a dor de tantas famílias em processos de inventário, muitas vezes longos e desgastantes. “Me perguntava: tem como evitar o inventário e todos os problemas decorrentes dele?”, questionava-se. Foi então que o advogado mineiro, natural de Lavras, se aprofundou no assunto.

Ele se formou em Direito e fez pós-graduação em Holding e Planejamento Sucessório. Atua há quase duas décadas assessorando famílias sobre proteção patrimonial. Em 2022, Campadeli recebeu o prêmio Top Of Quality Brasil, em reconhecimento por sua excelência e qualidade na atuação com Holding Familiar.

O QUE É A HOLDING FAMILIAR?

A holding familiar é uma empresa que detém as participações societárias de outras empresas de uma mesma família. Ela centraliza o patrimônio em uma única estrutura jurídica.

“É uma ferramenta poderosa para perpetuar o legado dos fundadores, reduzir conflitos entre herdeiros e evitar o risco de pulverização das empresas com o passar das gerações”, explica Campadeli.

Segundo o advogado, os benefícios da holding são muitos. Ela facilita o planejamento sucessório, mantendo o controle acionário nas mãos da família. Permite a profissionalização da gestão, trazendo executivos experientes. E ainda otimiza a administração financeira e patrimonial.

COMO FUNCIONA A HOLDING FAMILIAR?

A holding funciona da seguinte forma: os sócios transferem suas participações societárias para a nova empresa holding. Essa holding passa a ser a controladora das empresas operacionais da família.

“As ações da holding pertencem aos sócios. Mas existe um conselho de administração, formado por sócios e executivos, que cuida da governança”, explica o especialista.

Dessa forma, mantém-se o controle familiar por meio da holding, que agora é proprietária das demais empresas. Os sócios recebem ações da holding, equilibrando direitos sobre o patrimônio.

O planejamento sucessório é facilitado, pois basta transferir futuramente as ações da holding aos herdeiros, preservando a harmonia familiar.

ASSESSORIA ESPECIALIZADA

Montar uma estrutura societária como a holding familiar exige assessoria especializada, para avaliar cada situação e traçar a melhor estratégia. Por isso, Campadeli destaca que é importante contar com advogados experientes no tema.

“Existem poucos profissionais com especialização aprofundada em holding familiar. É um nicho que exige entendimento amplo de direito societário, sucessões e planejamento tributário”, finaliza.

Conheça mais sobre o trabalho do advogado Eduardo Campadeli no site e no Instagram @eduardocampadeli.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.