Organização financeira: as melhores dicas para gastar menos

Esses conselhos te ajudarão a não passar sufoco no final de cada mês

Segundo a pesquisa divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), um em cada quatro brasileiros não consegue pagar todas as contas do mês. Além da inflação, a falta de controle do dinheiro pode ser um dos fatores de terminar o mês devendo.

Sabemos que um dos pilares para ter sucesso no seu negócio é ter uma boa organização financeira, porém, isso ainda é encarado como uma dificuldade para muitos empreendedores. No mundo atual em que vivemos, é essencial saber administrar o seu dinheiro, principalmente se for para um negócio. Para André Aragão, consultor empresarial, o segredo é gastar menos. “A questão não é quanto se ganha, e sim quanto você gasta”, afirma.

Ele explica que na hora de montar seu planejamento financeiro, é necessário determinar quais são as suas prioridades, deixar suas metas bem claras, e ter consciência de onde vem os seus maiores recursos. É importante conhecer todos os pontos da sua empresa para ter uma boa gestão financeira.

O primeiro passo para uma boa organização é conseguir separar os gastos da pessoa física, e da pessoa jurídica, parece simples mas é um erro muito recorrente no meio do empreendedorismo. Saber identificar e separar o seu pró-labore é essencial para qualquer negócio. Para isso você pode fazer o uso de alguma ferramenta de fluxo de caixa, para conseguir contabilizar todos os seus gastos e despesas.

“Todo resultado positivo está associado à força de vontade do empreendedor, tudo está baseado na mudança de comportamento e mentalidade. Se você focar em estabelecer uma meta de redução de gastos, e depois focar em atingi-la, há grandes chances de se organizar financeiramente”, conta André.

Além dessa questão, o consultor empresarial afirma que a organização financeira permite que tenha a consciência de dívidas a serem pegas, sejam elas mensais ou anuais, também permitindo que tenha o descarte de gastos desnecessários ou exagerados, por fim, também auxiliará a ter um alcance de metas estabelecidas de forma mais rápida e ágil.

“Comece organizando o seu orçamento, deixando em ordem de prioridades em uma planilha. Fazendo isso você verá a diferença no rendimento e aplicação estratégica do seu dinheiro. Experimente o início do mês para fazer o seu planejamento e insira suas metas”, finaliza André.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.